UE lança fórum com Brasil para incentivar transição energética
Objetivo do projeto é estimular investimentos no setor
A chefe do poder Executivo da União Europeia, Ursula von der Leyen, lançou nesta quinta-feira (23), em Davos, na Suíça, o Fórum Global de Transição Energética, iniciativa que reúne países como Brasil, África do Sul, Canadá, Emirados Árabes Unidos, Peru, Quênia, República Democrática do Congo e Reino Unido.
O objetivo do projeto é estimular investimentos mundiais em energias renováveis para tentar conter os efeitos da crise climática em curso no planeta.
"Precisamos mais do que nunca de boas notícias, e a boa notícia é que o mundo caminha mais rápido do que jamais fez em direção à energia limpa", declarou a presidente da Comissão Europeia.
"Mas se quisermos ir mais rápido, precisamos de mais investimentos", acrescentou Von der Leyen em discurso no Fórum Econômico Mundial.
Além dos membros da UE e de outros países, a iniciativa reúne empresas e investidores privados que compartilham o objetivo de manter o impulso da transição energética, ameaçada em nível global pelas políticas antiambientais do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. .