Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

UE pede "máxima transparência" nas eleições da Venezuela

29 jul 2024 - 18h37
Compartilhar
Exibir comentários

A União Europeia não pode reconhecer os resultados da eleição presidencial da Venezuela até que todas as atas das seções eleitorais sejam publicadas e verificadas, disse o chefe de política externa da UE, Josep Borrell, nesta segunda-feira.

"A UE apela ao Conselho Eleitoral da Venezuela (CNE) para que exerça a máxima transparência no processo de tabulação dos resultados", disse Borrell em um comunicado.

A autoridade eleitoral nacional da Venezuela informou logo após a meia-noite que o presidente Nicolas Maduro havia conquistado um terceiro mandato com 51% dos votos -- um resultado que estenderia um quarto de século de governo socialista. Pesquisas de boca de urna independentes apontavam para uma grande vitória da oposição.

Borrell disse que a UE pediu às autoridades venezuelanas que garantam a investigação completa e oportuna de quaisquer reclamações e queixas pós-eleitorais.

Ele disse que há relatos confiáveis de que a eleição foi marcada por "inúmeras falhas e irregularidades".

"Obstáculos à participação de candidatos da oposição, deficiências no registro de eleitores e acesso desequilibrado à mídia contribuíram para condições eleitorais desiguais", disse.

Ele acrescentou que a União Europeia estava preocupada com as detenções arbitrárias e a intimidação de membros da oposição e da sociedade civil durante todo o processo eleitoral.

Ele também pediu calma e instou as forças de segurança a garantir o respeito total aos direitos humanos, incluindo o direito de reunião pacífica.

Em maio, o CNE revogou seu convite para que a UE enviasse observadores eleitorais, citando as sanções em curso contra o governo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade