'UE segue aberta a um acordo justo com EUA', diz comissário
Maros Sefcovic se reuniu com secretário de Comércio americano
O comissário da União Europeia para Comércio, Maros Sefcovic, garantiu nesta segunda-feira (14) que o bloco está pronto para fechar um acordo justo com os Estados Unidos sobre os tarifaços impostos pelo país.
Em suas redes sociais, o diplomata eslovaco confirmou que conversou hoje com o secretário de Comércio americano, Howard Lutnick, e o representante comercial dos EUA, Jamieson Greer. A reunião teria durado cerca de 90 minutos.
"A UE continua pronta para um acordo justo, incluindo reciprocidade por meio de tarifas zero sobre produtos industriais e trabalhando em barreiras não tarifárias. Alcançar isso exigirá um esforço conjunto significativo de ambos os lados", escreveu Sefcovic.
A cúpula aconteceu menos de uma semana após o poder Executivo da UE ter anunciado a suspensão das sobretaxas de 25% contra produtos dos EUA por 90 dias. A decisão foi tomada em virtude do recuo do presidente americano, Donald Trump, de impor tarifas recíprocas contra quase todos os países do mundo.
No entanto, o bloco se diz pronto para taxar as chamadas Big Techs se as negociações com os EUA fracassarem.
Paralelamente ao encontro entre europeus e americanos, Trump reiterou hoje que vai impor tarifas sobre produtos farmacêuticos "em um futuro não muito distante", além de novas taxas sobre semicondutores. .