Urso fake? Zoológico chinês nega ter homens fantasiados de animais
Vídeo de urso em pé, apoiado apenas nas patas traseiras, viralizou e motivou rumores sobre o parque de Hangzhou
O zoológico estatal de Hangzhou, na China, explicou uma curiosa fake news sobre os seus animais e negou que os ursos do local seja, na verdade, homens fantasiados. A história do 'urso fake' ganhou força nas redes sociais após vídeo de um animal da espécie aparecer em pé, apoiado apenas sobre as patas traseiras, posição similar aos bípedes humanos.
Os tratadores do zoológico explicaram que tudo não passa de um mal entendido. O vídeo mostra um urso-do-sol (também conhecido como malaio), a menor espécie de urso do mundo. Quando eles se apoiam sobre as patas traseiras, eles ficam do tamanho de cachorros grandes, chegando ao máximo de 1,3 metro de altura. Já os ursos pardos e de outras espécies chegam até 2,8 metros de altura na mesma posição.
A video of a "human-like" black #bear 🐻at #Hangzhou Zoo went viral! But the zoo staff denies it's a person in disguise—too hot to bear! #animal pic.twitter.com/47y9VzslYQ
— Shanghai Daily (@shanghaidaily) July 31, 2023
O estabelecimento ainda desmentiu a história com publicação no Instagram, no domingo, 30. "Um urso se levanta para se misturar no zoológico de Hangzhou. Parece brincadeira e as pessoas se perguntam se é um urso de verdade ou apenas alguém disfarçado, mas é verdade! Quem diria que ursos gostam de socializar? PS: Na verdade, é um urso malaio, o menor tipo de urso de todos os tempos!", publicou o zoológico junto a uma foto de Angela.
Além da declaração, uma gravação de áudio que circula no WeChat traz um porta-voz do zoo dizendo que o animal é real. Ele ainda ressaltou que na verão chinês de 40°C, um humano em uma roupa de urso "não duraria mais do que alguns minutos antes de desmaiar".
O estabelecimento também passou a organizar visitas para imprensa a partir desta segunda-feira, 31, para afastar de vez os rumores de 'urso fake'.
* Com informações do The Guardian.