Script = https://s1.trrsf.com/update-1768488324/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Utah está prestes a se tornar primeiro Estado dos EUA a banir flúor no sistema público de água

11 mar 2025 - 14h59
Compartilhar
Exibir comentários

Utah está prestes a se tornar o primeiro Estado dos EUA a proibir o uso de flúor nos sistemas públicos de água, depois que o governador de Utah, Spencer Cox, disse que sancionaria uma lei nesse sentido.

O uso do mineral, que é adicionado à água para fortalecer o esmalte dos dentes e promover a saúde bucal, tem sido uma questão política polêmica em alguns Estados há décadas.

A proibição de Utah, prevista para começar no início de maio, ocorre após a nomeação do secretário de Saúde dos EUA, Robert F. Kennedy Jr., que se opõe à adição de flúor aos sistemas públicos de água e disse que o presidente republicano Donald Trump pedirá o fim de seu uso.

"Não é um projeto de lei com o qual eu me identifico muito; não é um projeto de lei com o qual eu me importo muito, mas é um projeto de lei que eu sancionarei", disse Cox, um republicano, em uma entrevista no fim de semana à estação de televisão ABC4 de Utah.

O Havaí não usa flúor em seus sistemas públicos de água, mas não tem nenhuma proibição específica em todo o Estado contra essa prática.

A deputada de Utah Stephanie Gricius, republicana e principal patrocinadora do projeto de lei, disse que ele permite que os farmacêuticos prescrevam flúor para aqueles que desejam a proteção dos dentes com o mineral.

"Acredito na escolha individual quando se trata das prescrições que colocamos em nossos corpos e o flúor é regulamentado pelo governo federal como uma prescrição", escreveu Gricius em um email. "A fluoretação da água na comunidade e o consentimento informado, que é fundamental para o bom atendimento à saúde, não podem coexistir."

Gricius observou que apenas dois dos 29 condados de Utah atualmente adicionam flúor à água e que, ao permitir que os cidadãos obtenham comprimidos de flúor de um farmacêutico, seu projeto de lei torna mais fácil para os cidadãos de todo o Estado obterem flúor, caso desejem fazê-lo.

A Associação Dental Americana enviou uma carta ao governador Cox pedindo que ele vetasse o projeto.

A associação observou que cerca de 50% dos residentes de Utah residem nos dois condados que atualmente adicionam flúor à água. Ela citou dados do Departamento de Saúde e Serviços Humanos de Utah que mostram que as áreas do Estado sem flúor na água tiveram um aumento nas doenças dentárias, enquanto as áreas com flúor tiveram uma redução.

A associação também apontou para as estimativas do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, que mostram que a água tratada com flúor economiza cerca de US$6,5 bilhões por ano em custos de tratamento dentário em todo o país.

PREOCUPAÇÕES COM A SAÚDE

Aqueles que se opõem ao uso de flúor na água dizem que ele está associado a vários problemas de saúde, incluindo certos tipos de câncer e menor capacidade cognitiva entre as crianças.

A Sociedade Americana do Câncer, em seu site, diz que o consenso geral entre as revisões científicas que examinam as possíveis ligações entre o flúor e o câncer não mostra nenhuma evidência forte que ligue os dois. Entretanto, a sociedade afirma que são necessários mais estudos.

Em janeiro, pesquisadores do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, que analisaram 74 estudos de 10 países, concluíram que o QI era mais baixo em crianças com maior exposição ao flúor.

Os resultados "apoiam as preocupações das populações vulneráveis que vivem em comunidades com água fluoretada", disse um editorial que acompanhou o relatório do instituto. Um segundo editorial, no entanto, detalhou vários pontos fracos das análises do instituto e alertou que a política pública sobre o flúor não deve ser afetada pelo estudo.

No ano passado, um juiz federal da Califórnia ordenou que a Agência de Proteção Ambiental dos EUA reforçasse as regulamentações sobre o flúor na água potável, afirmando que o composto representa um risco potencial irracional para as crianças nos níveis atualmente típicos em todo o país. A EPA, sob o comando do ex-presidente Joe Biden, recorreu dessa decisão.

Cerca de 63% de todos os norte-americanos têm flúor em seus sistemas de água comunitários, de acordo com as estatísticas do CDC em 2022, os dados mais recentes disponíveis.

Na maior parte do mundo, o flúor não é adicionado ao abastecimento público de água. Alguns países adicionam flúor ao sal de cozinha. Em algumas regiões, os níveis de flúor na água são naturalmente altos.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade

Conheça nossos produtos

Seu Terra












Publicidade