Vacinação de crianças contra Covid-19 pode não ser recomendada inicialmente, diz CDC
O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC) disse nesta quarta-feira que as vacinas contra Covid-19 podem não ser recomendadas inicialmente para crianças quando se tornarem disponíveis.
As crianças, que raramente têm sintomas graves de Covid-19, ainda não foram submetidas a nenhum teste de vacina experimental contra coronavírus. O CDC disse que, até agora, testes clínicos iniciais só incluíram adultos não-gestantes, observando que os grupos recomendados podem mudar no futuro à medida que os testes clínicos se ampliarem para recrutar mais pessoas.
A Pfizer disse que recrutará crianças, que são passíveis de transmitir o vírus a grupos de alto risco, de até 12 anos em seu teste amplo de estágio avançado de vacina contra Covid-19, e a AstraZeneca disse que um subgrupo de pacientes de um teste grande contará com crianças de cinco a 12 anos.
Ainda não existe uma vacina contra Covid-19, mas algumas empresas, como Pfizer e Moderna, estão fazendo testes de estágio avançado de suas vacinas experimentais.
O CDC também disse nesta quarta-feira que, pelo menos a princípio, qualquer vacina contra coronavírus será usada com uma autorização de uso emergencial da Agência de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) e que pode haver um suprimento limitado de vacinas antes do final de 2020.
Em caso de suprimento limitado, pode ser recomendável que alguns grupos recebam a vacina contra Covid-19 primeiro, disse o CDC.