Vazão do Rio Pó, na Itália, está 90% abaixo da média
País sofre com uma das piores estiagem das últimas décadas
A vazão do Rio Pó, que atravessa o norte da Itália, está em apenas 10% da média para o período por causa da grave estiagem e da onda de calor que atingem o país.
O dado foi divulgado nesta quinta-feira (21) pela Associação Nacional de Descontaminação e Irrigação (Anbi), com base em medições feitas na província de Ferrara, região da Emilia-Romagna.
A vazão do Pó chegou a 113,7 metros cúbicos por segundo, o que representa somente 10% da média para esta época do ano e 75% a menos que o mínimo necessário para barrar o avanço da cunha salina, ou seja, a entrada de água salgada do mar no leito do rio.
O Pó é o maior rio da Itália em extensão, com cerca de 650 quilômetros, e atravessa o norte da península de oeste a leste, passando por quatro regiões: Piemonte, Lombardia, Vêneto e Emilia-Romagna.
A estiagem também afeta diversos grandes lagos da Itália setentrional, incluindo o de Como, que bateu o mínimo histórico de 0,6% de sua capacidade.
O país vive sua semana mais quente do ano, com alerta vermelho contra o calor em 14 das 27 capitais de província monitoradas pelo Ministério da Saúde e temperaturas nos arredores dos 40ºC em várias cidades.