Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Veja todos os países citados pelo Papa na bênção de Natal

Mensagem citou várias nações do Oriente Médio e África

25 dez 2021 - 10h27
(atualizado às 10h36)
Compartilhar
Exibir comentários

Como ocorre tradicionalmente, o papa Francisco citou diversos países em guerra ou que vivem graves conflitos durante a bênção "Urbi et Orbi" ("À cidade e ao mundo") neste sábado (25) de Natal e pediu orações para que a "via do diálogo" seja encontrada para levar paz às populações.

Em bênção 'Urbi et Orbi', Papa Francisco citou os problemas do mundo atual
Em bênção 'Urbi et Orbi', Papa Francisco citou os problemas do mundo atual
Foto: Vatican Media / Ansa - Brasil

Veja abaixo a lista de países citados nominalmente pelo líder católico:

Síria, Iraque e Iêmen

"Pensemos no povo sírio, que vive há mais de uma década em uma guerra que provocou muitas vítimas e um número incalculável de refugiados. Olhemos para o Iraque, que sofre ainda para se reerguer após um longo conflito. Escutemos o grito das crianças do Iêmen, onde prossegue uma tragédia esquecida por todos, há anos, que está se consumando em silêncio e provocando mortes a cada dia".

Israel e territórios palestinos 

"Lembremos que as contínuas tensões entre israelenses e palestinos, que se enfrentam sem solução, com cada vez mais consequências sociais e políticas. Não esqueçamos de Belém, o lugar no qual Jesus viu a luz e que vive tempos difíceis também pelas dificuldades econômicas causadas pela pandemia, que impede peregrinos de chegar à Terra Santa, com efeitos negativos na vida da população".

Líbano 

"Pensemos no Líbano, que sofre com uma crise sem precedentes com condições econômicas e sociais muito preocupantes".

Afeganistão e Myanmar 

"Conforta o povo afegão, que há mais de 40 anos está vivendo sob o duro desafio dos conflitos que obriga muitos a deixar o país. Rei das pessoas, ajude as autoridades políticas a pacificar as sociedades afetadas por tensões e contrastes. Apoie o povo de Myanmar, onde a intolerância e a violência atingem também a comunidade cristã e os locais de culto, e obscurecem a face pacífica daquela população".

Ucrânia 

"Dê luz e apoio para quem acredita e opera, andando contra a corrente, pelo encontro e pelo diálogo e não permita que aumente na Ucrânia a metástase de um conflito canceroso".

Região do Sahel (Faixa do território da África que inclui Gâmbia, Senegal, Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Argélia, Níger, Nigéria, Camarões, Chade, Etiópia, Djibuti, Somália, Sudão do Sul, Sudão e Eritreia) 

"Príncipe da Paz, ajude a Etiópia a reencontrar o caminho da reconciliação e da paz através de um confronto sincero que coloque em primeiro lugar as exigências das pessoas. Escute o grito das populações da região do Sahel, que sofrem com a violência e o terrorismo internacional. Volte o olhar para os povos dos países do Norte da África, que são afetados pelas divisões, pelo desemprego e pela disparidade econômica. Alivia o sofrimento de tantos irmãos e irmãs que sofrem com os conflitos internos no Sudão e no Sudão do Sul", pontuou.

Américas 

"Faça com que prevaleça nos corações dos povos do continente americano os valores da solidariedade, da reconciliação e da pacífica convivência, através do diálogo, o respeito recíproco e o reconhecimento de direitos e dos valores culturais de todos os seres humanos". .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade