Vice do Equador é designada para colaborar pela paz em Israel
Veronica Abad irá a Tel Aviv para auxiliar diálogo com palestino
A vice-presidente do Equador, Veronica Abad, anunciou que viajará para Tel Aviv para apoiar os esforços de paz no conflito entre Israel e o grupo fundamentalista islâmico Hamas, depois que o presidente Daniel Noboa lhe atribuiu esta função em meio a uma disputa entre ambos.
Abad aceitou a decisão do líder equatoriano de transferi-la de modo permanente para colaborar para o avanço do diálogo entre as partes, mas admitiu a existência de um distanciamento com Noboa.
Segundo ela, o presidente do Equador não a quer por perto, tendo em vista que, desde a campanha para as últimas eleições, meios de comunicação do país têm noticiado uma ruptura entre os dois.
As relações entre Noboa e Abad, cujas ideias são próximas das de Donald Trump, Jair Bolsonaro e Javier Milei, se deterioraram durante a recente campanha eleitoral, principalmente depois que a empresária e ativista de 47 anos gerou polêmica por seus comentários sobre a educação, saúde e privatização.
Após a posse, o novo chefe de Estado assinou um decreto para manter sua vice distante da vida política equatoriana. "A tarefa que me foi confiada é um grande desafio para o país, porém os equatorianos se caracterizam pela força e resiliência. o acordo político não me leva a abandonar a minha posição, como seria desejável", afirmou ela.
De acordo com Abd, sua presença "será notável mesmo que esteja a quilômetros de distância, porque este é meu compromisso com o povo equatoriano".
"Não estou abandonando o navio. Estão me mandando embora, mas há pessoas que sabem reverter a situação para aproveitar os piores momentos", concluiu a vice-presidente. .