Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Eleições 2024
Acompanhe a repercussão do 1º turno e a expectativa para o 2º turno

Mundo

Vice-premiê destaca 'amizade única' entre Itália e Argentina

Antonio Tajani está em missão em Buenos Aires

7 out 2024 - 11h25
(atualizado às 14h04)
Compartilhar
Exibir comentários

O vice-premiê e ministro das Relações Exteriores da Itália, Antonio Tajani, afirmou que a amizade entre seu país e a Argentina é um "exemplo único no mundo", em meio a uma missão na América do Sul que também incluirá o Brasil.

    Em editorial publicado no jornal La Nación, Tajani destacou os "incontáveis pontos de contato e áreas de colaboração" entre as duas nações, "grandes democracias que compartilham uma parte importante da própria cultura e da própria história".

    "A Itália sempre estará ao lado da Argentina e de seu povo.

    Itália e Argentina são um exemplo único e irrepetível no mundo: somos um único povo, uma única nação", escreveu o ministro, que está em Buenos Aires nesta segunda-feira (7).

    "Recebemos com muito interesse as primeiras escolhas do governo Milei em política externa e a determinação com a qual a nova administração está tentando levar adiante reformas necessárias e incisivas para estimular o crescimento", salientou.

    No texto, Tajani ainda destacou que mais de 300 empresas italianas atuam na Argentina, empregando cerca de 16,5 mil pessoas e gerando US$ 2,64 bilhões em negócios por ano, com destaque para os setores automotivo, de energia, de infraestrutura, agroalimentar e de seguros.

    "Os investimentos de empresas italianas na Argentina já superam 1,5 bilhão de euros e, em 2023, o intercâmbio comercial foi de 2,34 bilhões de euros. Isso é sinal de uma cooperação ininterrupta que pretendemos reforçar e aprofundar", escreveu o vice-premiê.

    Tajani também apontou oportunidades de colaboração na diplomacia cultural, aproveitando-se dos "profundos laços históricos e sociais" entre os dois países, e também esportiva.

    "O desejo do governo italiano é o de reforçar a parceria bilateral em 360º em todos os setores", disse. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade