Vídeo mostra momento em que militar israelense reencontra família após ser libertada pelo Hamas
Soldado se emocionou ao reencontrar família após ser mantida 482 dias como refém do Hamas
Um vídeo compartilhado nas redes sociais do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu mostra o emocionante reencontro da soldado Agam Berger, de 20 anos, com sua família após 482 dias como refém do Hamas. A jovem estava sendo mantida em uma base militar próxima a Gaza, e sua libertação foi confirmada nesta quinta-feira, 30.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
No registro, os pais de Agam aparecem entrando correndo e emocionados na sala em que ela estava em um centro médico. A soldado também se emocionou ao reencontrar sua família. Antes de vê-la pessoalmente, os pais acompanharam todo o processo de libertação da filha por meio de uma transmissão ao vivo.
Agam Berger foi a última das sete militares mulheres raptadas em Nahal Oz a ser libertada pelo Hamas. Segundo um comunicado do Exército, ela foi solta por volta das 9h do horário local e foi "acompanhada pelas forças especiais das IDF e pelas forças da ISA em seu retorno ao território israelense".
A soldado irá se juntar às outras quatro vigias: Karina Ariev, Daniella Gilboa, Naama Levy e Liri Albag. Elas foram libertadas no sábado, 25, no departamento de devolução de reféns no Hospital Beilinson, próximo a Tel Aviv, de acordo com as autoridades do hospital.
Outra militar, Ori Megidish, foi resgatada pelas forças israelenses em 30 de outubro de 2023. Noa Marciano, de 19 anos, foi morta em Gaza e teve o corpo recuperado em novembro.
Após o sequestro, parentes das vítimas publicaram vídeos para pressionar as autoridades israelenses pelo resgate. As imagens as mostravam ensanguentadas, cercadas por integrantes do Hamas. Na época, as autoridades admitiram ter falhado em defender a tropa da base de Nahal Oz. As cinco mulheres foram levadas e ficaram juntas em cativeiro.