Vídeo mostra pessoas em estado de vegetação após utilizarem 'droga zumbi' nos EUA
A droga foi classificada como uma "ameaça emergente" pelo governo dos Estados Unidos
Um vídeo que circula nas redes sociais mostra o efeito da xilazina, conhecida como "droga zumbi", em usuários. O medicamento é usado para sedar animais e em humanos pode torná-los incapazes de realizar atividades simples, como caminhar, e provocar danos mais graves, como paranoia, convulsões, overdose e morte.
Conforme as imagens, registradas na Filadélfia, nos Estados Unidos, usuários da "droga zumbi" aparecem atirados pelas calçadas, em estado vegetativo. O governo americano anunciou no último dia 12 que designou a xilazina como "ameaça emergente".
"Esta é a primeira vez na história de nossa nação que uma substância foi designada como uma ameaça emergente", afirmou o doutor Rahul Gupta, diretor do escritório da Casa Branca encarregado do combate às drogas, em entrevista coletiva.
Apesar de a xilazina ser uma substância de baixo custo, os traficantes estão adicionando à sua composição drogas como o fentanil, o que aumenta a letalidade da substância no organismo. Segundo o jornal O Globo, o objetivo dos traficantes é aumentar os lucros.
📽️🚨🗽🇺🇸Imagens chocantes mostram o impacto devastador que a epidemia de drogas “tranq” teve sobre os viciados na Filadélfia, nos Estados Unidos. Conhecido como “Droga zumbi, o Tranq é uma mistura de fentanil e um remédio veterinário que deixa o usuário catatônico – e tem um… pic.twitter.com/soY02UzWJp
— SPACE LIBERDADE (@SpaceLiberdade) May 28, 2023