'Viking' do ataque ao Capitólio comemora perdão de Trump: 'Vou comprar armas'
Jacob Chansley faz parte do grupo de cerca de 1.500 condenados beneficiados pelo indulto de Donald Trump
Jacob Chansley, que ficou conhecido como o "viking" na invasão ao Capitólio, em janeiro de 2021, comemorou o indulto dado pelo novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Em uma publicação no X, feita na terça-feira, 21, Jacob disse que iria "comprar algumas armas" para celebrar.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
"Acabei de receber a notícia do meu advogado. Eu tenho um perdão, bebê! Obrigado presidente Trump", iniciou, em caixa alta.
"Eu amo este país!!! Deus abençoe a América!!! Os J6ers [expressão que se refere aos manifestantes do dia 6 de janeiro] estão sendo soltos e a Justiça chegou... Tudo feito no escuro será revelado", complementou Jacob.
O perdão aos invasores do Capitólio foi umas das primeiras medidas tomadas por Trump em sua volta ao poder. A medida atingiu cerca de 1.500 pessoas condenadas pelo ataque de 6 de janeiro de 2021, quando tentaram impedir que o então presidente eleito, Joe Biden, fizesse seu juramento, dias antes da posse. Os Democratas consideraram o indulto um ultraje.
O "viking" havia sido condenado a 41 meses de prisão em um presídio federal em novembro do mesmo ano do ataque.
Além dele, entre os beneficiados pela ordem estão os líderes dos grupos de extrema-direita Oath Keepers e Proud Boys, que cumpriam longas penas de prisão. Além da invasão, com depredação, cinco pessoas morreram. A anistia deverá ser aplicada às pessoas que não tenham cometido atos de violência e, para os denunciados por crimes mais sérios, Trump irá propor uma substituição de pena.