Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mundo

Vikings foram à América antes de Colombo, dizem arqueólogos

Pesquisas indicam ida dos vikings ao Canadá 500 anos antes das explorações espanholas

5 abr 2016 - 16h59
Compartilhar
Exibir comentários

Uma descoberta de historiadores canadenses pode ser capaz de reescrever a história do descobrimento da América. A exumação de uma pedra na ilha de Terra Nova e Labrador, no Canadá, sugere que vikings podem ter viajado à América meio século antes de Cristóvão Colombo, por volta do ano 1000.

Vestígios de uma possível viagem viking já foram descobertos no sítio arqueológico L'Anse aux Meadows ainda na década de 1960. A pesquisa foi abandonada na época, mas voltou em pauta 50 anos depois em busca de novas provas da viagem.

Ilha no Canadá pode ter sido habitada por vikings há mais de 1000 anos
Ilha no Canadá pode ter sido habitada por vikings há mais de 1000 anos
Foto: Twitter / Reprodução

Agora, o grupo de arqueólogos conta com apoio da tecnologia para encontrar mais vestígios. Sarah Parcak, arqueóloga norte-americana, usou imagens de satélite para localizar cidades, templos e túmulos perdidos dos egípcios e pretende aplicar o mesmo método para explorar Terra Nova.

Sarah sentiu-se atraída à ilha após observar imagens que revelaram possível atividade humana no solo do local. Após essa identificação inicial, os arqueólogos encontraram algumas pedras que podem indicar uma possível parede na época.

Apesar disso, ainda não há evidências de que vinkings realmente se estabeleceram no local, nem se outros povos também viveram na ilha. A confirmação do sítio de L'Anse aux Meadows como um assentamento viking poderia levar ao aprofundamento das pesquisas sobre os cinco séculos antes da chegada de Colombo.

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade