Vilarejo canadense tenta leiloar carcaça de baleia no eBay
Animal está encalhado há uma semana na cidade de Cape St. George; os moradores reclamam do mau cheiro
Moradores do vilarejo candandense onde a carcaça de uma baleia encalhou há uma semana tentaram vender o animal no site eBay, informou a agência de notícias AFP.
A cidade de Cape St. George, em Newfoundland, recebeu dezenas de lances - o maior deles de cerca de R$ 4.465 - antes de o animal ser retirado da lista do site de leilões online, por causa de problemas com a lei.
A cidade não tem condições de se desfazer da carcaça, de acordo com o prefeito, e o departamento de pesca do Canadá se recusou a se envolver no caso.
Preocupado com o odor da carcaça, que em breve, se tornará intolerável, o Conselho da cidade votou, no último domingo, e decidiu que a carcaça fosse a leilão no eBay.
"As autoridades federais não nos deu sugestões do que fazer com a baleia e não ofereceram ajuda, elas apenas disseram: 'Vocês tem que se livrar disso', então nós decidimos listá-la no eBay", contou o prefeito, Peter Fenwick.
Contudo, a baleia foi retirada da lista do site porque o leilão de animais vai contra as regras do eBay. Além disso, autoridades federais entraram em contato com o prefeito da cidade para alertá-lo quanto à ilegalidade da venda da carcaça.
"Nós não temos muita escolha, a carcaça está apodrecendo, e o cheiro vai ficar insuportável", completou Fenwick.
Coincidentemente, outras duas cidades de Newfoundland enfrentaram o mesmo problema depois que duas baleias azul encalharam em suas costas. Uma delas começou a inchar como consequência do acúmulo de gás metano, ameaçando explodir na cidade de Trout River.
O museu de Ontário enviará uma equipe de pesquisadores para coletar a carcaça das duas baleias esta semana. O esqueleto do animal, assim como amostras de seu tecido, serão armazenados na coleção do museu, ao qual terão acesso perquisadores de todo o mundo.