Vulcão nas Canárias: as impressionantes imagens da erupção no Parque Cumbre Vieja
Autoridades estimam que vulcão tenha cinco aberturas e que "de pelo menos duas delas emana muito magma".
Após vários dias de inquietação, um vulcão localizado na ilha de La Palma, nas Ilhas Canárias (Espanha), entrou em erupção no domingo (19/09) às 15h12 do hora local.
De acordo com a imprensa local, uma grande explosão foi registrada na área, seguida por uma enorme coluna de fumaça e a expulsão de piroclastos (fragmentos de rocha sólida expelidos durante a erupção de um vulcão).
Apesar de a área ao redor do vulcão — o Parque Nacional Cumbre Vieja — não ser muito povoada, autoridades iniciaram a evacuação preventiva de pessoas com mobilidade reduzida nas cidades próximas. Estima-se que o número de desabrigados chegue a 10 mil.
O fenômeno ocorre depois que uma atividade sísmica incomum começou no sábado, 11 de setembro, com uma série de tremores que anteciparam a crise vulcânica.
🔴#ÚltimaHora Se produce erupción volcánica en #LaPalma#VigilanciaLaPalma #VolcanLaPalma pic.twitter.com/S1qgDYHR8Y
— RTVC (@RTVCes) September 19, 2021
Essa situação levou as autoridades a emitir um alerta.
O presidente do governo regional das Canárias, Ángel Víctor Torres, pediu à população que "não se aproxime" do local.
Por sua vez, o governo de La Palma solicitou, através de sua conta no Twitter, "precauções extremas" na área da erupção para que se evitem riscos desnecessários.
Segundo a Radio Televisión Canaria (RTVC), o presidente da Câmara Municipal de La Palma, Mariano Hernández Zapata, afirmou que até ao momento nenhuma pessoa foi atingida.
Ele também informou que se acredita que o vulcão tenha cinco aberturas das quais "de pelo menos duas delas emana muito magma".
O presidente do governo espanhol (cargo equivalente ao primeiro-ministro), Pedro Sánchez, anunciou que vai às Ilhas Canárias para "ver em primeira mão" a situação, suspendendo sua viagem aos EUA, onde participaria da Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), cuja abertura, que cabe tradicionalmente ao Brasil, acontece nesta terça-feira (21/9).
Acabo de llegar a La Palma donde me reuniré con el Comité Director del Cabildo Insular para conocer de primera mano la evolución de la erupción volcánica que están viviendo en la isla. Canarias cuenta con el apoyo del Gobierno de España para hacer frente a esta difícil situación. pic.twitter.com/6KKtM5rBPX
— Pedro Sánchez (@sanchezcastejon) September 19, 2021
É a primeira vez que se registra atividade vulcânica em La Palma desde a erupção do Teneguía em 1971, que deixou dois mortos, milhares de desabrigados e danos às plantações.