Wuhan, marco zero da Covid, inicia lockdown parcial
Confinamento vale para quase 1 milhão de pessoas
Quase 1 milhão de pessoas iniciaram nesta quinta-feira (28) um novo lockdown em Wuhan, metrópole chinesa que é o marco zero da pandemia de Covid-19.
A medida foi determinada pelas autoridades de Jiangxia, um dos 13 distritos da cidade, após a descoberta de quatro casos assintomáticos na região.
O confinamento vai durar pelo menos três dias, com fechamento de bares, cinemas e outras atividades de entretenimento e a suspensão dos transportes públicos.
Nas áreas de maior risco, os moradores estão obrigados a ficar em casa, enquanto nas de médio risco, é possível fazer saídas limitadas em áreas residenciais.
Segundo um comunicado das autoridades distritais, o objetivo do lockdown é "reduzir o fluxo de pessoas e o risco de infecção" pelo novo coronavírus.
Wuhan foi a primeira cidade do mundo a confinar sua população para conter a Covid-19, no início de 2020, mas conseguiu controlar a disseminação do vírus.
País mais populoso do planeta, a China contabiliza 2,3 milhões de casos e quase 15 mil mortes na pandemia, segundo o monitoramento da Universidade Johns Hopkins, dos EUA.