Xi pede ajuda de Scholz contra tarifas da UE a carros elétricos
Sobretaxas alfandegárias de até 35,3% se tornaram definitivas
O presidente da China, Xi Jinping, se reuniu com o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, à margem da cúpula do G20 no Rio de Janeiro e pediu que Berlim ajude a mediar uma solução para a disputa comercial com a União Europeia sobre carros elétricos.
No fim de outubro, o poder Executivo do bloco tornou definitivas as sobretaxas alfandegárias de até 35,3% contra veículos eletrificados chineses, com o argumento de que os subsídios de Pequim a empresas nacionais prejudicam a concorrência no mercado europeu.
"Espera-se que Europa e China resolvam o problema dos carros elétricos com diálogo e negociação o quanto antes e que a parte alemã esteja disposta a realizar esforços ativos em tal sentido", declarou Xi a Scholz, segundo a agência Xinhua.
As tarifas tem prazo de validade inicial de cinco anos, mas a Comissão Europeia e a China ainda negociam uma possível solução para a disputa.
Ao mesmo tempo, Pequim abriu uma investigação sobre subsídios da UE e dos Estados-membros a produtos lácteos, como queijos, prenunciando uma possível retaliação pelas sobretaxas contra carros elétricos. .