Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zelenskiy confirma que Kiev usou mísseis ATACMS fornecidos pelos EUA

17 out 2023 - 15h22
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, disse nesta terça-feira que Kiev usou mísseis de longo alcance do Sistema de Mísseis Táticos do Exército (ATACMS), fornecidos pelos Estados Unidos.

Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy
 10/10/2023   Inquam Photos/Octav Ganea via REUTERS
Presidente ucraniano Volodymyr Zelenskiy 10/10/2023 Inquam Photos/Octav Ganea via REUTERS
Foto: Reuters

Kiev pediu repetidamente ao governo dos EUA os ATACMS, na esperança de que os mísseis possam fortalecer a capacidade da Ucrânia de atacar e interromper linhas de abastecimento, bases aéreas e redes ferroviárias em território ocupado pela Rússia que não poderiam ser alcançados por equipamento de curto alcance.

"Hoje, um agradecimento especial aos Estados Unidos. Nossos acordos com o presidente Biden estão sendo implementados. Com muita precisão - os mísseis ATACMS provaram seu valor", disse ele em seu discurso noturno.

É o primeiro uso oficialmente confirmado do ATACMS, que pode voar distâncias de até 306 km, na Ucrânia.

Na manhã de terça-feira, os militares ucranianos disseram ter atingido dois campos de aviação usados pela Rússia nas cidades de Luhansk e Berdiansk, ocupadas por Moscou.

De acordo com os relatos, nove helicópteros, um lançador de mísseis de defesa aérea e outros equipamentos foram destruídos, as pistas foram atingidas e pesadas perdas foram infligidas às forças russas. O Ministério da Defesa da Rússia não mencionou os ataques.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade