Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zelenskiy diz que Coreia do Norte pode enviar mais soldados e equipamento para Rússia

23 dez 2024 - 14h30
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, afirmou nesta segunda-feira que mais de 3 mil soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos na região de Kursk, na Rússia, e alertou que Pyongyang pode enviar mais pessoal e equipamentos para o exército de Moscou.

"Há o risco de a Coreia do Norte enviar mais soldados e equipamentos militares para o exército russo", disse Zelenskiy na plataforma X, após receber um relatório de seu principal comandante militar, Oleksandr Syrskyi.

"Teremos respostas concretas a isso", acrescentou.

A estimativa de perdas norte-coreanas é maior do que a fornecida pelo Estado-Maior Conjunto (JCS) da Coreia do Sul, que informou nesta segunda que pelo menos 1,1 mil soldados norte-coreanos foram mortos ou feridos.

A avaliação está alinhada com um relatório da semana passada da agência de inteligência da Coreia do Sul, que indicou cerca de 100 mortes e mais 1 mil feridos na região.

Zelenskiy destacou que citou dados preliminares. A Reuters não conseguiu verificar de forma independente os relatos sobre as perdas em combate.

A Rússia não confirmou nem negou a presença de norte-coreanos em seu lado. Pyongyang inicialmente descartou os relatos sobre o envio de tropas como "notícias falsas", mas um funcionário norte-coreano declarou que qualquer envio desse tipo seria legal.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade