Zelensky agradece a Meloni por apoio da Itália
Líderes conversaram à margem do Conselho Europeu em Bruxelas
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, teve nesta quinta-feira (9) uma conversa a sós com a premiê da Itália, Giorgia Meloni, e expressou gratidão pelo apoio de Roma a Kiev na guerra contra a Rússia.
Segundo fontes, Zelensky pediu para falar com Meloni após uma reunião com um grupo de líderes europeus em Bruxelas. Ao longo da conversa, a premiê também reafirmou o apoio italiano à Ucrânia no conflito.
Inicialmente, estava prevista uma série de reuniões bilaterais de Zelensky com governantes dos países da União Europeia, incluindo Meloni, mas depois a agenda foi alterada para encontros em grupo devido ao tempo escasso.
O presidente da Ucrânia viajou a Bruxelas para participar de uma cúpula do Conselho Europeu, órgão que congrega os chefes de governo da UE, mas fez antes uma inesperada escala em Paris para se encontrar com o presidente da França, Emmanuel Macron, e o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz.
A reunião trilateral ocorreu na noite da última quarta-feira (8) e provocou incômodo em Meloni, que chamou o convite repentino de Macron de "inoportuno". "Acredito que nossa força nesse caso seja a união", disse a primeira-ministra na manhã desta quinta.
Questionado sobre a declaração de Meloni, Macron rebateu que "Alemanha e França têm um papel especial" na questão ucraniana "há oito anos". "Acredito que estávamos em nossos papéis", ressaltou.