Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Zelensky critica EUA, mas elogia acordo sobre rede elétrica

Ucrânia e Rússia aceitaram suspender ataques contra instalações

25 mar 2025 - 13h43
(atualizado às 13h53)
Compartilhar
Exibir comentários

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, afirmou nesta terça-feira (25) que o acordo mediado pelos Estados Unidos para interromper ataque militares no Mar Negro e na infraestrutura energética foi "um passo na direção certa".

    "É muito cedo para dizer que vai funcionar, mas essas foram as reuniões certas, as decisões certas, os passos certos. Ninguém pode acusar a Ucrânia de não se mover em direção à paz sustentável depois disso", declarou ele, em entrevista coletiva em Kiev.

    Zelensky enfatizou ainda que a Ucrânia fará seu "trabalho" e cumprirá sua parte nos acordos alcançados com os Estados Unidos.

    No entanto, o líder ucraniano criticou o governo de Donald Trump por ter dito que "ajudará a restaurar o acesso da Rússia ao mercado mundial para exportações de produtos agrícolas e fertilizantes, além de reduzir o custo do seguro marítimo e melhorar o acesso a portos e sistemas de pagamento para tais transações".

    A decisão foi anunciada em uma nota divulgada pela Casa Branca sobre os resultados das negociações entre as delegações dos EUA e da Rússia em Riad, na Arábia Saudita.

    "Acreditamos que isso seja um enfraquecimento da posição e um enfraquecimento das sanções, em nossa opinião. Ainda não sabemos os detalhes desse boato", concluiu Zelensky.

    Por sua vez, o Kremlin disse que concorda com os Estados Unidos na implementação de um acordo sobre a segurança da navegação no Mar Negro, mas afirma que a decisão entrará em vigor após a retirada das sanções às exportações agrícolas russas e alguns setores relacionados. .

Ansa - Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade