Zelensky se reúne com líderes europeus em meio a novos ataques
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, se reúne nesta terça-feira (15) com os primeiros-ministros da Eslovênia, Janez Jansa, Polônia, Mateusz Morawiecki, e República Tcheca, Petr Fiala, em Kiev, para debater a guerra russa iniciada em 24 de fevereiro.
O trio chegou à capital ucraniana após uma longa viagem de trem, na tentativa de mostrar o apoio ao país por parte da União Europeia. Eles são os primeiros líderes que visitam Kiev desde o começo da guerra.
A missão é organizada de acordo com os presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen., e ocorre em meio a novos bombardeios.
"Devemos parar esta tragédia que está se desenrolando no leste o mais rápido possível", reforçou Morawiecki, em uma publicação no Facebook.
O começo da conversa foi divulgado pelo líder ucraniano em formato de vídeo no Telegram. No entanto, até o momento, não foram divulgadas soluções encontradas durante a reunião.
"É em Kiev devastada pela guerra, que a história está sendo feita. É aqui que a liberdade luta contra o mundo da tirania. É aqui que o futuro de todos nós está na balança. A UE apoia a Ucrânia, que pode contar com a ajuda dos seus amigos", enfatizou o premiê polonês.
Antes da reunião, Fiala já havia dito que "o objetivo da visita é confirmar o apoio inequívoco de toda a UE à soberania e à independência da Ucrânia".
A viagem acontece enquanto Kiev é alvo de ataques, e o conflito chega a seu 20º dia, com novos bombardeios e a retomada de negociações entre as delegações da Rússia e da Ucrânia.