Museu dos Países Baixos inspira projeto de memória das enchentes em Porto Alegre
Prefeitura planeja resgatar história das cheias de 1941 e 2024 em exposição permanente
Uma comitiva gaúcha visitou, neste domingo (23), diversas cidades dos Países Baixos para conhecer soluções de gestão hídrica e preservação da memória de desastres naturais. Entre os destinos esteve o Watersnoodmuseum, museu localizado na vila de Ouwerkerk, que mantém viva a história da enchente de 1953, responsável por mais de 1,8 mil vítimas.
O prefeito Sebastião Melo afirmou que a visita servirá de inspiração para um projeto de memória que marcará o primeiro ano da enchente de maio de 2024, com ações voltadas à superação e solidariedade.
— Aqui vemos concretamente como as catástrofes naturais holandesas foram geradoras de transformações na infraestrutura de proteção. Preservar essa memória de aprendizado e informação é essencial para esta e as futuras gerações — declarou.
O plano da prefeitura inclui ainda a criação de uma ala no Museu de Arte de Porto Alegre (antigo Paço Municipal) para abrigar informações sobre as enchentes de 1941 e 2024, destacando o impacto histórico e as soluções adotadas.
Inovações e gestão hídrica nos Países Baixos
Além do museu, a comitiva conheceu o Delta Works, um conjunto de represas, diques e barreiras móveis que protege a costa do país, e o Sand Motor, uma inovação que utiliza areia para fortalecer a defesa costeira.
A professora Taaneha Bacchin, da universidade holandesa TU Delft, explicou que as soluções implementadas foram respostas diretas a desastres passados:
— As inovações aconteceram em resposta a catástrofes: Delta Works, após a enchente de 1953, e o Room for the River, depois das inundações de 1993 e 1995, sempre com a premissa de trabalhar com a natureza, e não contra ela.
Missão oficial e próximos passos
A visita da comitiva foi organizada pelo governo dos Países Baixos, em parceria com a Embaixada do Reino dos Países Baixos no Brasil e o Netherlands Business Support Office Porto Alegre (NBSO Porto Alegre).
Nesta segunda-feira (24), os representantes de Porto Alegre participam de reuniões na TU Delft, que está desenvolvendo um projeto para as ilhas do Guaíba, e no instituto Deltares, especializado em engenharia hídrica e proteção contra inundações.
O prefeito Sebastião Melo e o governador Eduardo Leite também estarão em uma recepção oficial com o embaixador do Brasil nos Países Baixos, Fernando Magalhães, para debater futuras cooperações entre os dois países na área de gestão hídrica.