Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

"Não buscamos palco nem holofotes", diz Gonet em posse como PGR

Indicado pelo presidente Lula, Gonet passou por sabatina no Senado e foi aprovado no plenário da Casa

18 dez 2023 - 13h57
Compartilhar
Exibir comentários
Novo chefe do Ministério Público Federal, indicado por Lula, tomou posse nesta segunda
Novo chefe do Ministério Público Federal, indicado por Lula, tomou posse nesta segunda
Foto: Reprodução / Globonews / Perfil Brasil

"Não buscamos palco nem holofotes", disse o novo procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao tomar posse no cargo. Ele disse ainda em discurso que o Ministério Público é "corresponsável" pela preservação da democracia no país.

Gonet deixou claro que, na sua visão, a PGR não busca palco nem holofotes. "Temos um passado a resgatar, um presente a nos dedicar e um futuro a preparar. O Ministério Público vive um momento crucial na cronologia da nossa República democrática. O instante é de reviver na instituição os altos valores constitucionais que inspiraram a sua concepção única na história e no direito comparado", afirmou Gonet.

Paulo Gonet falou da necessidade de "resgatar" o papel da instituição, que, segundo ele, não é o de formular políticas públicas, mas de garantir que os poderes eleitos efetivem essas políticas.

"O Constituinte de 1988 nos situou como corresponsáveis pela preservação e fomento dos direitos fundamentais individuais e coletivos, dos direitos sociais, das liberdades públicas, da peleja em prol da igualdade e do progresso econômico ecologicamente sustentado. Somos corresponsáveis pela preservação da democracia", disse Gonet.

Gonet foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), passou por sabatina no Senado e foi aprovado no plenário da Casa na semana passada.  A indicação dele teve apoio dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade