Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nova espécie fóssil descoberta por pesquisadores da UFSM é capa da revista Nature

Um fóssil recém-descoberto, chamado Venetoraptor gassenae, está prestes a revolucionar nossa compreensão sobre a origem dos dinossauros e pterossauros. A importância desse estudo foi reconhecida pela revista científica Nature, que estampou o fóssil em sua capa na edição mais recente.

17 ago 2023 - 13h51
Compartilhar
Exibir comentários

Pesquisadores do Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia (Cappa) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) realizaram uma descoberta paleontológica que pode trazer novas luzes sobre a origem dos dinossauros e pterossauros. O fóssil dessa nova espécie, chamada de Venetoraptor gassenae, foi encontrado em São João do Polêsine, no ano de 2022. A relevância dessa descoberta foi tão significativa que a revista científica britânica Nature escolheu destacá-la em sua capa na edição mais recente.

Foto: Divulgação / Porto Alegre 24 horas

O responsável pela descoberta, o paleontólogo Rodrigo Temp Müller, expressou sua satisfação e orgulho pelo estudo ter sido selecionado para a capa da renomada revista. Ele considerou esse feito um marco inédito para os pesquisadores da UFSM e uma grande realização em sua carreira.

O Venetoraptor gassenae é uma espécie que media cerca de 1 metro de comprimento e pesava de 4 a 8 kg. Sua postura era bípede, permitindo que suas mãos, munidas de garras longas e afiadas, fossem utilizadas para manipular presas ou escalar árvores. Essa combinação de características intrigou os pesquisadores, já que não era esperado encontrar essas características em animais que viveram há mais de 230 milhões de anos. Além disso, o fóssil em excelente estado de preservação permitiu uma análise detalhada.

O fóssil pertence a um grupo extinto chamado Lagerpetidae, considerado parentes próximos dos pterossauros, répteis voadores que coexistiram com os dinossauros. No entanto, ao contrário dos pterossauros, o Venetoraptor gassenae e outros lagerpetídeos não eram voadores.

A descoberta desse fóssil proporciona uma nova perspectiva sobre os precursores dos pterossauros e dinossauros, abrindo caminho para uma compreensão mais aprofundada sobre a origem desses animais. O estudo contou com financiamento de diversas instituições e a exposição dos fósseis será realizada no Centro de Apoio à Pesquisa Paleontológica da Quarta Colônia/UFSM, em São João do Polêsine. O nome da espécie, Venetoraptor gassenae, é uma homenagem ao local de descoberta e a uma ex-prefeita que contribuiu para a pesquisa paleontológica na região.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade