"Novas" estações: prefeitura reforma corredor de ônibus na Zona Sul
Em continuidade ao trabalho realizado nos corredores da Zona Norte, para oferecer conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo, foram qualificados ambos os sentidos das estações na avenida Padre Cacique
A prefeitura revitalizou as estações do corredor de ônibus da avenida Padre Cacique, na Zona Sul da Capital. Em continuidade ao trabalho realizado nos corredores da Zona Norte, para oferecer conforto e segurança aos usuários do transporte coletivo, foram qualificados ambos os sentidos das estações na avenida Padre Cacique: defronte à sede do Centro de Atendimento Socioeducativo Padre Cacique da Fase-RS, ao estádio Beira-Rio e ao Colégio Maria Imaculada, e também próximo ao prédio da Diretoria de Vigilância em Saúde.
Segundo o secretário adjunto de Mobilidade Urbana, Matheus Ayres, a iniciativa faz parte do programa Mais Transporte, que renovou a frota de ônibus e aumentou a oferta de viagens. "É nossa prioridade dar mais dignidade no atendimento aos passageiros em seus pontos de embarque, perto de suas casas e locais de trabalho. É mais uma entrega para qualificar o transporte público da Capital", afirmou Ayres.
As estações do corredor da avenida Padre Cacique atendem 18 linhas em dias úteis que fazem 724 viagens, em operações de embarque e desembarque, e transportam 36,6 mil passageiros em ambos os sentidos. Em dias de jogos e eventos no estádio Beira-Rio, estas estações atendem uma demanda extra e permitem que torcedores e participantes cheguem ao estádio de forma rápida, sem depender de transporte privado, garantindo o acesso a pessoas de diferentes regiões, inclusive aquelas que não têm carro ou que vêm de fora da cidade.
A qualificação, que incentiva o uso do transporte coletivo, evita as emissões de gases poluentes, reduz os congestionamentos nas vias de acesso ao estádio e evita sobrecarga em estacionamentos. A menor necessidade de estacionamento nas proximidades reduz o risco de acidentes e conflitos de tráfego.
Os serviços incluem manutenção e limpeza da estrutura das paradas, de calçadas, colocação de iluminação com LED, recuperação de gradis e guarda-corpos de concreto, assim como a execução de piso podotátil nas plataformas de embarque. Também foi realizada a pintura das estações na cor cinza.
Os contratos com a empresa I9 Engenharia são de R$ 3,7 milhões para a manutenção das estações de corredor, com validade de um ano, podendo ser prorrogado por até 60 meses.
Mais Transporte - A prefeitura implantou em 2022, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana (SMMU), o programa Mais Transporte com o objetivo de qualificar o serviço de transporte público prestado aos usuários, garantir a sustentabilidade, o equilíbrio financeiro e a eficiência operacional, com transparência nas informações e dados do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação do Município de Porto Alegre.
Com a informação PMPA.