Novas regras e crise no Brasil estimulam pedidos de cidadania portuguesa
Portugal nunca esteve tão em alta no Brasil. E os motivos são uma conjunção de fatores, tais como a proximidade com a língua, a crise econômica brasileira e aumento da violência e, claro, a ascendência de parte da população, que recorre ao pedido de cidadania portuguesa.
Segundo o Ministério da Justiça luso, mais de 87 mil cidadanias foram concedidas a brasileiros somente entre os anos de 2010 e 2016 - e parte disso se deveu à adoção de novas regras.
A transmissão da nacionalidade portuguesa de geração para geração é sempre o caminho mais indicado.
Porém, se houver um falecimento na linha familiar, é possível, desde julho de 2017, requerer a nacionalidade nata diretamente para de avô para neto, sendo necessário, neste caso, a comprovação dos laços de efetiva ligação à comunidade nacional.
Em qualquer das situações é essencial que um profissional que conheça as leis e tenha experiência nesta tramitação, analise cada caso, individualmente, fazendo um exame minucioso da situação específica para que o pedido seja aceito.
A Horizon Portugal, que presta assessoria a portugueses e seus descendentes, ressalta que a concessão de nacionalidade portuguesa é vantajosa tanto para brasileiros quanto para os cidadãos de Portugal, já que o país está passando por um processo de envelhecimento da população e precisa de mais gente na "base da pirâmide".
Experts em assessoria e consultores jurídicos são os profissionais ideais para avaliar um pedido de cidadania portuguesa, segundo a Horizon Portugal (http://www.horizonportugal.com.br/cidadania-portuguesa/). Por isso, é fundamental reunir a documentação necessária e submetê-los à sua avaliação para ter êxito no processo.
Website: http://www.horizonportugal.com.br