Novo RG: entenda como tirar e quanto custa o documento
Saiba o que é o novo RG, quando vai começar a funcionar e como tirar o documento de identificação que será obrigatório para todos
A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que substitui o atual Registro Geral (RG), é valida desde o dia 4 de agosto de 2022 e, aos poucos, Estados vêm se organizando para começar sua emissão.
Com o propósito de ser um documento de modelo único e com validade para todo o território nacional, a CIN traz a possibilidade de inserção de diversos dados como o Título de Eleitor, numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação, NIS/PIS/Pasep, entre outros.
Em poucas palavras, o Novo RG é um documento mais moderno e seguro, que unifica o cadastro em todo o País, apresenta o CPF como único número de identificação e possui formato digital pelo Gov.br.
Como emitir o novo RG em 2023?
Até o momento, um total 11 Estados brasileiros já estão aptos a emitir a nova carteira: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Os institutos de identificação estaduais terão até 6 de novembro para se adequarem ao novo processo e emitirem o documento.
Quando o novo RG passa a valer?
A nova Carteira de Identidade Nacional já é obrigatória para emissão desde agosto de 2022.
Já o antigo RG vai continuar valendo até 2032.
O que muda com o novo RG?
A maior mudança é poder incluir o nome social sem a necessidade de alteração no registro civil. Além disso, é possível acrescentar a numeração de uma série de documentos:
• Título de Eleitor
• Numeração da Carteira de Trabalho e Previdência Social
• Carteira Nacional de Habilitação,
• NIS/PIS/Pasep
• Certificado militar
• Documento de identidade profissional
• Carteira nacional de saúde
Além disso, é possível incluir se existe alguma deficiência física e o tipo sanguíneo, que pode ajudar caso precise de algum tipo de socorro.
Apenas o CPF como número de identificação
O novo RG vai juntar os dados pessoais de um cidadão em um único registro nacional, com o número do CPF.
Impresso ou digital
O documento pode ser impresso ou acessado pelo app do governo. Além disso, também terá um QRCode para acessá-lo.
Prazo de validade
• Até 12 anos: validade de 5 anos
• Entre 12 e 60 anos: validade de 10 anos
• A partir de 60 anos: validade indeterminada.
Quanto custa?
A troca da identidade antiga pela nova CIN é gratuita, assim como as renovações.
QR Code
A CIN possui um QR Code que poderá ser lido por qualquer cidadão e vai permitir checar se a identidade é autêntica e se foi furtada ou extraviada. O documento também permitirá a inclusão da carteira de estudante pela leitura do QR Code.
A CIN substitui o passaporte?
Não! Mas ela segue padrões internacionais e possui o código MRZ – o mesmo do passaporte, que permite a entrada em países do Mercosul.