Script = https://s1.trrsf.com/update-1730403943/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Novo SUV da Renault para 2025 mira Compass e Corolla Cross

Com lançamento previsto para o 2º semestre de 2025, novo modelo da Renault será híbrido flex, maior que Duster e terá visual de SUV europeu

31 out 2024 - 17h15
Compartilhar
Exibir comentários

Conforme contamos no Jornal do Carro, a Renault prepara um SUV médio inédito no Brasil para 2025. O novo modelo vai estrear a tecnologia híbrida flex da montadora francesa no País. Ele não será o Bigster, principal lançamento da Dacia, marca romena do Grupo Renault, no Salão de Paris de 2024.

Mas o futuro rival de Jeep Compass e Toyota Corolla Cross terá a mesma base do novo modelo da Dacia. Isso porque vai usar a plataforma modular do Grupo Renault, que se tornou padrão e chegou ao Brasil com o Kardian. Porém, o novo SUV nacional terá o estilo dos modelos europeus da marca francesa.

O inédito C-SUV deverá herdar traços do Renault Rafale (veja o vídeo), atual SUV médio disponível em versões híbridas a gasolina. O modelo tem um conjunto moderno que une o pequeno motor 1.2 turbo de três cilindros a um ou dois motores elétricos e uma bateria.

Renault Rafale é inspiração para novo SUV

O nome Rafale veio do avião de corrida homônimo criado pela Caudron, fabricante francês de aviões, em 1934. O modelo, um monomotor, era equipado com um motor Renault supercharged de seis cilindros. Pois o SUV-cupê tem metade dos cilindros e um conjunto eletrificado.

Na versão E-Tech Full Hybrid, os motores (gasolina e elétrico) ficam na frente e a tração é dianteira. São 200 cv de potência e um torque máximo de 20,9 mkgf. O alcance é como nos SUVs chineses híbridos plug-in que temos no Brasil: são até 1.100 km no ciclo global WLTP.

Já a versão E-Tech Plug-in Hybrid tem um segundo motor elétrico no eixo traseiro, oferecendo, portanto, tração integral. O conjunto rende 300 cv de potência e 23,4 mkgf de torque máximo. E traz uma bateria de 22 kWh que proporciona autonomia de 100 km em modo 100% elétrico com a carga completa.

Renault terá tecnologia flex inédita no Brasil

Para o nosso mercado, o mais provável é que o C-SUV traga uma tecnologia local. Assim, o futuro modelo é cotado para estrear o sistema híbrido leve flex de 48 volts, que deverá usar como base o atual conjunto mecânico do Kardian. Ou seja, motor 1.0 turboflex de 125 cv e 22,4 mkgf de torque com etanol, e câmbio automatizado de dupla embreagem banhado a óleo. E com tração dianteira.

Que tal o Rafale? Boa inspiração para o futuro C-SUV da Renault feito no Brasil?

Citroën C3 turbo empolga ao volante e tem bom preço, mas vai vender?

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade