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O poder de uma marca associada à prática do Branding

Para construir o Branding é necessário criar ações alinhadas ao posicionamento, ao propósito e aos valores de uma marca

30 mai 2018 - 10h04
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A personalidade de uma marca é formada pelas características humanas associadas a ela. E, portanto, desde o comportamento até os hábitos e usos criados para seu universo, estão totalmente conectados a esse conjunto. O que isso significa?

Foto: DINO

A resposta está no fundamento do Branding. Quando criamos ações alinhadas ao posicionamento, propósito e aos valores de uma marca estamos construindo seu Branding. E essa construção é efetiva ao ultrapassarmos os limites da mente e chegarmos ao coração do cliente.

Profissionais de marketing, pesquisadores, cientistas e até psicólogos, comprovaram que a percepção e o comportamento dos consumidores são afetados quando as marcas são vistas como pessoas. Isso significa que a relação que mantemos com uma marca está intimamente ligada aos nossos próprios costumes.

Se as empresas buscam incluir seus produtos e serviços não apenas como soluções, mas como hábitos em uma sociedade, essa organização precisa investir na concepção de mensagens expressivas, com o poder de criar identificação imediata.

As tecnologias disponíveis para essa criação são encontradas e discutidas na Neurociência, que discorrendo sobre os novos hábitos e usos, chegou a designação do Neuromarketing como ferramenta para o entendimento do cérebro do consumidor.

É indiscutível a eficiência do Neuromarketing na definição estratégica de uma empresa, principalmente na sua comunicação com o cliente. Especialistas na área concluíram que estimular memórias, emoções e experiências positivas é o que faz o consumidor se lembrar e se afeiçoar a uma determinada marca. Daí, bingo: é exatamente nesse ponto onde mora sua determinação como hábito.

E é nesse ponto também que muitas empresas devem chegar quando buscam "virar a chave", isto é, apostar em um novo uso para seus produtos e serviços transformando-os em costumes. É possível, para não dizer obrigatório, uma marca se reciclar de forma madura e coerente observando as características do Neuromarketing nessa reestruturação.

Neste caso, a linguagem aplicada a toda essa bagagem deve ser simples, direta e familiar, mostrando claramente as relações de custo x benefício, de forma objetiva. O viés fundamental aí é o estímulo aos aspectos visuais e sensíveis da marca.

Quais sentimentos são tangíveis aos clientes por meio das soluções de sua empresa? Com qual experiência o consumidor pode se identificar através de seu produto? O cérebro decide sobre uma compra de forma inconsciente e o consumidor irá memorizar melhor algo quando houver influência direta com suas emoções.

*Vanessa Denardi é CEO da RelatioNOW e está à frente de estudos de reposicionamento de marcas. Sua especialidade é direcionar as empresas por meio da inovação, trabalhando o propósito, transformando a visibilidade e as relações institucionais.

Além de formação em universidades com índices de excelência, possui especialização em Marketing e Branding pela Brand Learning UK e Pós-graduação em Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional pela USP (Universidade de São Paulo).

Website: https://www.facebook.com/RelatioNOW

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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