O que é CIPA e como funciona em uma empresa
Entenda melhor como é constituída a comissão que atua diretamente na promoção da saúde do trabalhador.
Oferecer segurança à vida e saúde do trabalhador é um dever que toda empresa responsável deve ter. Assim como toda boa conduta, existem normas regulamentadoras que devem ser seguidas para proporcionar auxílio ao funcionário, atuando diretamente na promoção da saúde e bem-estar de cada um. Visando prevenir acidentes relacionados ao trabalho dentro do estabelecimento, cada empresa deve formar sua própria comissão interna de prevenção de acidentes, mais conhecida como CIPA.
Prevista no artigo 163 da Consolidação das Leis do Trabalho, a CIPA é constituída por membros eleitos pelos próprios funcionários da empresa, através de eleições com participação de mais de 50% do quadro de funcionários, tendo como principal objetivo prevenir possíveis problemas que possam afetar a saúde do trabalhador. Para que sua função seja realizada e os funcionários eleitos começarem a exercer sua função dentro da comissão, os membros devem passar por treinamentos especializados seguindo o conteúdo programático imposto pela norma regulamentadora número 5 em um prazo de, no máximo, 30 dias a partir da posse do cargo.
Antes do responsável pela equipe ser empossado de seu mais novo cargo, a empresa terá a responsabilidade de adquirir o kit Cipa (conjunto de materiais de resgate e itens de primeiro socorros) para equipar os andares/pontos estratégicos da empresa, dispondo-os a eventuais necessidades, a fim de prover com mais facilidade qualquer tipo de auxilio que um funcionário necessite.
Com o treinamento finalizado e o kit Cipa adquirido pela empresa, os membros da comissão receberão a posse de seus devidos cargos, podendo ter a estabilidade dentro da empresa de um ano, garantindo assim a permanência no emprego desde a inscrição nas eleições até o final do mandato.
Para trazer melhor qualidade de pronto atendimento aos funcionários, empresas como a Medaxo oferecem o kit Cipa completo com prancha, capa, talas e ataduras, luvas, óculos, máscaras e outros itens essenciais que ajudarão a prevenir situações que tragam malefícios a saúde do trabalhador.
Qualquer empresa que necessite dos equipamentos de saúde presentes dentro dos kits, é importante ter em mente a quantidade de funcionários que trabalham dentro do estabelecimento, para que a empresa esteja equipada com a quantidade correta de kit Cipa prevista dentro da normal regulamentadora.
Sobre a Medaxo
Distribuidora de equipamentos médico-hospitalares conceituada no mercado de saúde, a Medaxo oferece inovação e qualidade em seus produtos. Atendendo todo o mercado nacional, a empresa provê agilidade e compromisso em suas entregas, deixando claro que a ética e profissionalismo com o consumidor deve sempre vir em primeiro lugar.
Com uma linha de mais de 2 mil itens disponíveis para os diversos segmentos do mercado, a Medaxo distribui aparelhos e equipamentos médicos, móveis hospitalares, kits para resgate e salvamento e muito mais para hospitais, faculdades de médico de e cursos da saúde no geral, empresas, profissionais de saúde, técnicos em segurança, equipes de resgate e consumidores gerais.