Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que é e como funciona a alocação de profissionais de TI?

Serviço pode ser alternativa para escassez de mão de obra qualificada

30 jan 2023 - 10h49
Compartilhar
Exibir comentários

Cerca de 70% dos pequenos negócios passaram a digitalizar os serviços durante a pandemia, de acordo com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A tendência segue em crescimento, com 90% das empresas da América Latina propensas a aumentar os investimentos em tecnologias emergentes, segundo estudo da Harvard Business Review Analytic Services. É neste ponto que aumentam as oportunidades para os que atuam no setor e surgem as dúvidas aos que precisam contratar mão de obra qualificada. 

Foto: DINO / DINO

Entre as várias profissões que abarcam o setor tecnológico, TI é destaque. O número de vagas na área cresceu 86% em 2022, segundo dados do portal Infojobs, em comparação a 2021. Entretanto, há uma lacuna entre a oferta e o número de profissionais - tanto que, no ano passado, a Federação Assespro, representante das empresas brasileiras de TI, propôs um pacote de medidas aos candidatos à presidência para reverter a "falta de mão de obra qualificada no setor". 

A falta de especialistas, déficit de competências ou mesmo falta de experiência dos profissionais são apontados como obstáculos enfrentados pelos executivos ouvidos pela pesquisa da Harvard Business. Neste sentido, o serviço de alocação de profissionais de TI surge como alternativa.

Também conhecido como Body Shop, no Brasil, ou IT Staff Augmentation, nos EUA, a alocação consiste em, temporariamente, ter os serviços de profissionais de TI com expertise para desenvolver projetos junto à equipe contratada de uma determinada empresa. Ou seja, trata-se de um serviço terceirizado em que companhias contratam profissionais da área para executar atividades pontuais e por tempo específico. 

Leonardo Pasquali, especialista em inovação de software e CEO da Pasquali Solution, afirma que para uma empresa não especialista recrutar profissionais, não é uma tarefa fácil. "Quando uma empresa especialista atua no recrutamento, ela libera que seu cliente escale e expanda de maneira mais rápida e eficiente seus projetos", diz. 

O body shop TI também reduz custos de contratação, facilita o acesso a profissionais especializados em determinadas funções, sendo uma opção para necessidades pontuais.

"Existem questões de pontualidade dos projetos, o que significa que quando estes finalizam, perde-se o sentido em se manter tantos funcionários diretos e o próprio ato de terceirização, que ajuda as empresas a focarem mais seus core business", completa Pasquali.

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade