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O que é essencial para o marketing de uma pequena empresa?

19 dez 2018 - 13h07
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Segundo o SEBRAE, existem cerca de 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil, sendo que 99% são micro e pequenas empresas (MPE). Ainda, as MPEs respondem por 52% dos empregos com carteira assinada no setor privado.

Foto: DINO / DINO

Diante dos investimentos pretendidos pelas PMES, as prioridades envolvem reforma da empresa (29%), gastos com propaganda e mídia para divulgação da empresa (26%), compra de equipamentos (25%), ampliação de estoque (19%) e de portfólio (16%), segundo levantamento realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

As mesmas empresas mostram em outra pesquisa que 49% dos empresários entrevistados realizam ações ou campanhas de comunicação para aumentar as vendas da empresa, sendo que os três canais mais utilizados são digitais: perfil nas redes sociais (60%), mensagens pelo WhatsApp (40%) e internet (27%).

Os recursos limitados de uma pequena empresa exigem um controle financeiro ainda mais assertivo e que respeite as prioridades do empreendimento. Nesse cenário, o investimento em marketing foi por muito tempo subestimado e colocado em segundo plano. Hoje, no entanto, a evolução digital tornou praticamente obrigatória a presença digital de qualquer negócio que deseje permanecer no mercado.

O que não pode faltar no marketing de uma pequena empresa? É o que será abordado a seguir.

Uma personalidade bem construída

Toda empresa precisa ter uma identidade bem construída. Para isso, ela precisa ter um nome e uma logo que a represente, e ter uma missão, uma visão e valores bem definidos.

A dica é pensar na empresa quase como se pensa em uma pessoa: quem é, o que gosta de fazer, o que defende, quais as principais qualidades, dentre outros.

Embora a maioria das empresas já entre no mercado por meio de uma marca, poucas entendem a importância de desenvolver uma personalidade sólida e completa para si. É indispensável desenvolver esse conhecimento para seguir aos próximos passos de forma madura.

Site

Para a era digital, o site é praticamente uma forma de se comprovar existente no mundo. Imagine uma pessoa procurando por determinada empresa no Google e não encontrando nada... Certamente isso a direcionaria para a página de um concorrente.

No entanto, mais do que ter um site com todos os seus dados, uma empresa precisa se preocupar com a qualidade do conteúdo que fornece na página, se há caminhos disponíveis para que um visitante se transforme em um lead que poderá comprar seus produtos/serviços, se ele segue técnicas de SEO, se o tempo de carregamento das páginas é bom, dentre tantos outros fatores capazes de garantir uma boa experiência ao usuário.

Blog

O blog é uma ferramenta poderosíssima para construir relacionamento com a persona da marca e, principalmente, para conduzi-la por uma jornada de compra.

Por meio do blog será possível instruir os visitantes do site sobre os assuntos relacionados aos produtos/serviços da marca e criar relevância e autoridade para a empresa no universo digital.

Com um bom trabalho de marketing de conteúdo alinhado ao inbound marketing, é possível conquistar posições vantajosas no Google e obter resultados sólidos em vendas para a pequena empresa. A dica é produzir conteúdos de acordo com as palavras-chave mais procuradas nas ferramentas de busca.

Redes Sociais

As redes sociais são indispensáveis para divulgar todas as novidades do negócio e, também, assim como no blog, construir um relacionamento com a persona da marca.

Por meio das redes sociais, vale a pena divulgar o dia a dia da empresa, compartilhar os artigos do blog, divulgar eventos, promoções, e o que mais houver de novidade. E, mais: as redes sociais funcionam como um site para muitos consumidores. Ou seja, antes de buscarem pela empresa no Google, por exemplo, eles buscam no Facebook.

Por isso, é essencial que as páginas estejam sempre atualizadas com informações de contato, horário de funcionamento, endereço e com todos os produtos/serviços disponíveis. Ainda, vale ressaltar: também é importante investir em atendimento pelas redes sociais. Não é bacana ignorar aqueles que interagem com a marca.

Investimento

Dentre as vantagens do marketing digital, está a possibilidade de metrificar todas as ações. Uma presença digital bem realizada é capaz de gerar resultados satisfatórios para a maioria dos negócios. Para um controle aprimorado de cada investimento, é indispensável o acompanhamento de duas métricas: o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição por Cliente.

Leia também: Como calcular ROI e CAC do marketing digital

Além da avaliação de cada investimento, é importante que toda empresa contenha um valor mensal reservado para ações de marketing. Mesmo que o orçamento seja limitado, ao usar o ROI e o CAC será possível identificar o quanto cada ação traz de retorno à empresa para validação de sua efetividade ou não. Para as campanhas online, investir no Facebook Ads ou no Google Adwords de forma correta garantem resultados acelerados e vantajosos.

Ao cumprir com os itens citados, a pequena empresa estará bem posicionada no universo digital e com mais chances de efetuar grandes negócios. Dúvidas sobre algum termo? É possível conferir todos os assuntos trabalhados neste texto no Blog da Agência Eixo Digital. Basta acessar eixo.digital/blog e digitar no espaço de busca a palavra-chave do tema para saber mais sobre.

Website: https://eixo.digital/

DINO Este é um conteúdo comercial divulgado pela empresa Dino e não é de responsabilidade do Terra
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