O que é o marketing de conteúdo e como implementá-lo em uma empresa
Para atrair mais clientes e colher resultados ainda melhores, empresas usam a principal ferramenta do Inbound Marketing: conteúdo
Desenvolver estratégias e ferramentas que atraiam o público e ajudem a convertê-lo em clientes é um desafio para qualquer marca ou empresa. Felizmente, esse também é exatamente o objetivo e a área de atuação do Inbound Marketing, uma modalidade de marketing que concilia diversas ferramentas para atrair o público pela criação de conteúdo relevante e qualificado.
De acordo com uma pesquisa da ComScore, empresa americana de análise da internet com foco em marketing e publicidade, 74% dos internautas brasileiros pesquisam sobre produtos e serviços na internet, mesmo que tenham a intenção de adquiri-lo offline. Se, durante essa pesquisa, por exemplo, um internauta encontra um conteúdo que esclareça suas dúvidas sobre um determinado produto e ainda aponte um diferencial, as probabilidades de ele ser atraído por essa marca são muito maiores. Esse é exatamente o resultado da principal ferramenta do Inbound Marketing: o marketing de conteúdo.
O que é marketing de conteúdo?
As modalidades mais tradicionais de marketing ofereciam produtos e serviços de uma maneira generalizada, sem um foco determinado e sem produção de engajamento. É o caso das propagandas de TV, por exemplo. Embora ainda gerem resultados devido à sua ampla abrangência na absoluta maioria das casas, elas possuem um caráter interruptivo que, frequentemente, nada têm a ver com os interesses específicos do público espectador.
Aproveitando lacunas não preenchidas como essa, surgiu o marketing de conteúdo, com uma proposta de não apresentar um produto ou serviço de forma imposta e sim produzindo conteúdo de relevância e ciclos de conhecimento sobre determinados assuntos, a fim de que o próprio público busque as soluções propostas por essa modalidade de marketing.
Uma marca de alimentos saudáveis, por exemplo, pode gerar conteúdo para um blog em que os posts falem sobre hábitos mais saudáveis e bem-estar de uma forma geral. As redes sociais de uma editora de livros podem trazer listas literárias que dialoguem com um público mais diversificado e assim por diante. Tudo o que uma marca precisa para desenvolver bem sua estratégia de marketing é entender qual é o interesse do seu público e gerar conteúdo relevante nessa área.
O marketing de conteúdo é sempre digital?
Embora os meios digitais sejam as plataformas pelas das quais o marketing de conteúdo se popularizou entre as marcas e empresas, eles não são exclusivos para essa ferramenta de marketing. As produções impressas ainda são uma aposta certeira na tradição de uma modalidade que tem a história a seu favor, já que durante décadas trouxe resultados bastante positivos em campanhas de marketing.
"As ferramentas de marketing estão cada vez mais diversificadas, mas isso não significa que as novas alternativas vieram para substituir as que já existiam. Muito pelo contrário: elas vieram somar e ampliar as possibilidades! O segredo para campanhas de marketing bem-sucedidas é entender o caráter de cada ferramenta e integrá-las com um propósito único", afirma Marcelo Eskenazi, sócio da Gráfica Online Eskenazi (www.lojagraficaeskenazi.com.br).
O material impresso ainda tem autoridade e credibilidade em sua essência. Uma marca que investe na impressão de jornal ou na impressão de revista , por exemplo, com conteúdo exclusivo, ainda que ele remeta ou direcione a um site ou blog da empresa, mostra seu capricho em entender e se encaixar diretamente com a necessidade do cliente.
Marcas como AirBnb e Red Bull investiram em criação de conteúdo para revistas especializadas em que o objetivo principal não é falar sobre seus produtos e serviços, mas trazer informação e conteúdo de qualidade que tenham uma relação indireta com as soluções que elas têm a oferecer.
Além dos jornais e revistas , existe ainda a possibilidade de utilizar o marketing de conteúdo impresso na elaboração de guias e relatórios institucionais, entre outros produtos. Aos gestores de campanhas de marketing, os exemplos servem para estimular o questionamento: as ferramentas utilizadas hoje estão trazendo os resultados esperados? Chegou a hora de mudar?
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