O que é um CISO Virtual? Quando e como contratar um?
Um CISO Virtual pode ser a solução para empresas que precisam cuidar da segurança mas não podem manter um profissional em tempo integral
O CISO (chief information security officer) é importante para todas as empresas que precisam se preocupar com a segurança de dados. No entanto, por se tratar de um colaborador altamente especializado, não é barato mantê-lo de maneira integral na empresa. Além das dificuldades de orçamento, atrair um CISO para empresas que não estão diretamente ligadas com o setor de segurança pode ser muito difícil. Devido ao nível de especialização necessário para o cargo, a maioria desses profissionais procura posições em empresas do ramo, como consultorias de segurança. Isso porque elas podem oferecer um plano de carreira mais sólido, assim como proporcionar crescimento na área.
Então, como uma empresa que não faz parte desse setor ou que não possui porte para manter esse profissional pode contar com o CISO? O cargo não pode simplesmente ser deixado de lado, visto que é muito importante para garantir a segurança da informação em qualquer segmento. Saiba mais:
O que é um CISO Virtual?
O CISO virtual é um profissional terceirizado, que oferece consultoria para empresas de maneira consistente. Trata-se de alguém que está familiarizado com os processos e práticas da empresa, da mesma maneira que uma equipe interna estaria. A grande diferença é que esse profissional será consultado remotamente e não precisará estar disponível durante todo o expediente.
Como é possível imaginar, essa modalidade de serviço apresenta um custo muito menor quando comparado a uma contratação formal. Além disso, é possível contar com um profissional altamente especializado e com experiência no setor de segurança, um talento que dificilmente gostaria de se comprometer com um cargo integral em uma empresa de outro ramo.
O que faz um CISO?
O CISO possui um papel importantíssimo na gestão de segurança da informação em qualquer empresa. Cuidar dos dados vai muito além de instalar um firewall e antivírus, principalmente nos tempos atuais, em que lidamos frequentemente com ameaças virtuais cada vez mais elaboradas. O papel do CISO é, principalmente, identificar e avaliar riscos em potencial, além de certificar-se de que todos os funcionários estão envolvidos nas boas práticas de segurança.
O CISO é responsável por oferecer liderança, oportunidades de treinamento e orientação para seu time. Também são eles os autores de estratégias para manejar a segurança, tanto nos hardwares e softwares quanto nas políticas da empresa e até mesmo no ambiente físico. Garantindo que todos na empresa sigam as normas estabelecidas, pode-se dizer que o CISO é o responsável geral pela criação e manutenção de políticas mais seguras para a empresa no que se diz respeito a como ela lida com as informações. Dessa forma, o seu trabalho é principalmente preventivo. A ideia é identificar possíveis ameaças antes que elas aconteçam, visando evitar danos mais sérios para a empresa e sua imagem.
O CISO virtual é realmente mais barato?
É comum encontrar essa dúvida entre os empresários: preciso mesmo de um CISO? O CISO Virtual é realmente mais barato?
É importantíssimo para empresas de todos os setores considerarem a segurança dos dados no dia a dia. Mesmo que um negócio não lide com dados confidenciais, vale lembrar que, atualmente, todos os dados de clientes, compras, vendas e gestão são armazenados de maneira eletrônica. "Perder ou comprometer esses dados pode gerar inúmeros problemas, tanto operacionais quanto de imagem para a empresa", afirma Dario Caraponale, especialista em segurança da informação da Strong Security Brasil.
Assim, o CISO Virtual é muito mais barato. Levando em conta os custos de contratação como impostos, a diferença para o orçamento da empresa chega a ser de 30 a 40%. Para startups e pequenas empresas, cada vez mais comuns no cenário nacional e mundial, trata-se de uma vantagem significativa.
Sobre a Strong Security
A Strong Security é especializada em proteção digital e oferece treinamentos e
certificações profissionais na área da segurança da informação. Uma das formações disponíveis é a específica para CISO, voltada para os profissionais que pretender oferecer consultoria de segurança nessa modalidade. Saiba mais no site: https://www.strongsecurity.com.br
Website: http://strongsecurity.com.br