O que se sabe sobre o acidente em Capitólio (MG)
Desabamento de parte de cânion deixou 10 mortos e mais de 30 feridos
O desabamento de pedras no lago de Furnas, em Capitólio (MG), deixou 10 mortos e mais de 30 feridos neste sábado, 8. O acidente aconteceu no início da tarde deste sábado e a causa ainda é desconhecida.
Veja o que se sabe sobre a tragédia:
Número de mortos e vítimas
Segundo informações do Corpo de Bombeiros, 10 pessoas morreram no acidente. A estimativa inicial era de 20 pessoas desaparecidas, no entanto, o número foi reduzido conforme os corpos foram sendo encontrados.
O acidente
O desabamento aconteceu no início da tarde de sábado. Ao todo, 4 embarcações foram atingidas pelas pedras e 2 ficaram submersas. Segundo o Corpo de Bombeiros, a corporação foi acionada para o resgate às 12h45.
Buscas
40 bombeiros e mergulhadores participaram do trabalho de resgate. As buscas por helicóptero não foram possíveis devido às más condições de tempo no local.
Quais as causas do desmoronamento?
Inicialmente o acidente foi atribuído as fortes chuvas que atingiram a região, mas ainda não há informações oficiais sobre as suas causas.
Em nota, a Marinha informou que abrirá inquérito para "apurar as circunstâncias do acidente/fato ocorrido analisará os aspectos sobre a segurança da navegação, a habilitação dos condutores envolvidos, o ordenamento aquaviário do local e a observância das normas e legislações emanadas pela Autoridade Marítima".
A Defesa Civil de MG já havia emitido alerta sobre o risco de trombas d´água na região de Capitólio, mas ainda não se sabe o porquê os passeios não foram suspensos.
Os turistas poderiam estar tão próximos dos cânions?
Segundo o Corpo de Bombeiros, cabe a marinha Marinha informar se os turistas poderiam estar próximos ao paredão rochoso.
Já o prefeito da cidade de Capitólio, Cristiano Silva, disse em entrevista à GloboNews que o local estava apto para o visitação.
Vítimas identificadas
A Polícia Civil já identificou os 10 mortos da tragédia em cânion. São elas:
- Júlio Borges Antunes, 68, natural de Alpinópolis (MG);
- Camila Silva Machado, 18 anos, de Paulínia (SP);
- Sebastião Teixeira da Silva, 64, de Anhumas (SP);
- Marlene Augusta Teixeira da Silva, 57, de Itaú de Minas (MG);
- Mykon Douglas de Osti, 24, de natural de Campinas (SP);
- Geovany Teixeira da Silva, 37 anos, natural de Itaú de Minas (MG);
- Geovany Gabriel Oliveira da Silva, 14 anos, natural de Alfenas (MG);
- Thiago Teixeira da Silva Nascimento, 35 anos, natural Passos (MG);
- Rodrigo Alves dos Anjos, piloto da lancha, 40 anos, nascido em Betim (MG);
- Carmem Pinheiro da Silva tinha, 43 anos, natural de Cajamar (SP);
Última atualização às 14h08