Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

O que se sabe sobre plano do governo para reduzir preço dos alimentos?

23 jan 2025 - 18h16
Compartilhar
Exibir comentários

Os ministros Rui Costa, Paulo Teixeira e Carlos Fávaro estão trabalhando em um plano de iniciativas para reduzir o preço dos alimentos no Brasil. O objetivo é apresentar essas medidas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em breve. As discussões sobre o tema ocorreram em uma reunião no Palácio do Planalto, que também contou com a presença de Guilherme Mello, secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda.

Foto: depositphotos.com / serezniy / Perfil Brasil

O ministro Paulo Teixeira destacou que a proposta será levada ao presidente, mas sem revelar muitos detalhes no momento. Ele confirmou que alterar a data de validade dos alimentos não faz parte das medidas a serem consideradas, reafirmando o compromisso em discutir soluções viáveis para combater a inflação dos alimentos.

Quais são as propostas para conter a inflação dos alimentos?

A inflação alta tem sido um dos fatores críticos para a popularidade do governo, levando o presidente Lula a solicitar medidas urgentes para mitigar este problema. Entre as propostas discutidas estão medidas sugeridas pelo setor varejista, como a utilização de contas da Caixa para pagamentos de benefícios a trabalhadores e incentivos fiscais à doação de alimentos.

Essas iniciativas visam aumentar a oferta de alimentos e, consequentemente, reduzir os preços para o consumidor final. O governo estuda aplicar algumas dessas medidas ainda no primeiro bimestre do ano, buscando resultados rápidos e eficazes.

O que disse Rui Costa sobre as medidas do governo?

Em declarações feitas anteriormente, o ministro Rui Costa mencionou um "conjunto de intervenções" que o governo estava considerando para reduzir os preços dos alimentos. No entanto, após uma repercussão significativa, ele esclareceu que a intenção é adotar medidas que não envolvam intervenções nos preços.

O ministro enfatizou que o presidente Lula está coordenando esforços para discutir com a sociedade e os ministros iniciativas que possam aumentar a oferta de alimentos. Desta forma, espera-se que essas medidas sejam desenvolvidas em colaboração com diversos setores para garantir uma implementação eficaz.

Participação da sociedade e do setor privado

A colaboração entre o governo, a sociedade e o setor privado é vista como essencial para o sucesso das medidas planejadas. Com o aumento da participação desses grupos, espera-se uma solução mais abrangente para a crise de preços de alimentos. Incentivos fiscais e a formação de parcerias estratégicas podem ser estratégias para fomentar o apoio desses stakeholders.

Ao integrar essas perspectivas, as iniciativas do governo podem se tornar mais sustentáveis e efetivas, promovendo uma melhoria real nos preços dos alimentos e, consequentemente, na economia doméstica.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade