Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

'O relações públicas é o guardião das marcas', diz diretora global de PR da David

Segundo executiva, papel desse profissional não é apenas divulgar prêmios, mas ajudar executivos e marcas a encontrar novos negócios

17 jun 2024 - 11h00
(atualizado às 16h31)
Compartilhar
Exibir comentários

ENVIADO ESPECIAL A CANNES - Para a diretora global de relações públicas da agência de publicidade David (que pertence ao grupo britânico WPP), Sandra Azedo, o papel do PR no mercado criativo não pode estar unicamente associado à divulgação de informações de campanhas, prêmios, agências e clientes. Se no passado esses profissionais eram chamados apenas no fim das ações para "empacotar" as campanhas criativas e conectá-las à imprensa, agora, para a executiva brasileira, a função das relações públicas está mais ligada a proteger, enaltecer, construir reputação, atrair talentos e também criar novos negócios para as marcas.

"Esse é o caminho para mostrar como o PR é uma ferramenta para os negócios", diz Sandra, que complementa: "O relações públicas é o guardião das marcas", enfatiza.

Ela lembra que, desde que começou, os executivos e publicitários do setor estão cada vez mais receptivos a esse ponto de vista, que pode, segundo ela, ajudar a evitar grandes crises na comunicação das empresas. "O time tem de ouvir os nossos pontos. Mas tive a sorte de trabalhar com pessoas e agências que sempre viram o PR como algo super relevante, mais relevante do que apenas um divulgador de releases", relata.

"No mercado americano o PR tem uma importância muito grande nas agências. Lá essas áreas têm muita força, a ponto de derrubar uma campanha. Porque, às vezes, nosso papel é mostrar que aquela ideia pode atrapalhar a imagem da empresa," complementa.

Diferença entre os mercados

Há dois anos sediada nos Estados Unidos, a executiva pontua que uma das diferenças entre os mercados brasileiro e americano pode ser visto na forma como as companhias enxergam o papel das relações públicas. Enquanto no País a figura do PR continua mais atrelado à comunicação institucional e à criatividade, no norte global, as agências e anunciantes veem esses profissionais mais próximos das áreas de criação de novos negócios. "O PR não é só criativo, ele é uma ferramenta de novos negócios", enfatiza.

Sobre a sua participação durante o Cannes Lions, Sandra comenta que durante o evento o papel do PR não pode estar limitado a "divulgar" os prêmios de uma agência, mas sim ajudar seus executivos e clientes a se conectar a novos negócios, participando de eventos externos e auxiliando nas ações do time na cidade. "Divulgar os prêmios, isso o próprio Cannes Lions já divulga. O que me traz ao festival é o meu papel fundamental na construção da marca. Minha função aqui na Riviera é conectar pessoas e negócios", destaca.

Estadão
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade