Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Onda de calor no Brasil ficará mais intensa e máximas devem ultrapassar 40ºC

Estados também sofrerão com baixa umidade

8 set 2024 - 22h46
Compartilhar
Exibir comentários
Pessoas caminhando pela Avenida Paulista durante forte dia de calor.
Pessoas caminhando pela Avenida Paulista durante forte dia de calor.
Foto: Tiago Queiroz/Estadão - 01/05/2024 / Estadão

Uma onda de calor excessivo ganhará força em vários lugares do Brasil nesta semana. Os Estados podem atingir marcas acima de 40º C. O fenômeno se estenderá também para a região do Sul do país, com o avanço de ar muito quente para estas áreas.

De acordo com a MetSul Meteorologia, o ar quente já está presente no Sul do Brasil há alguns dias, especialmente no Paraná, onde as máximas têm chegado a mais de 35ºC. O Instituto Nacional de Meteorologia indica que as cidades de Diamante do Norte e Maringá atinjam 36,7ºC e 36,6ºC respectivamente. 

Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as máximas podem atingir mais de 40ºC, principalmente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Em Cuiabá (MT), por exemplo, a temperatura chegou a 42,6ºC na tarde de sábado, 7. 

O Brasil está sob influência de uma massa de ar extremamente seco e quente, por isso, o calor será intenso e extremo. Com isso, há também baixa umidade, que estará em torno de 10% e 20% no Centro-Oeste e no Sudeste.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade