PUBLICIDADE

Onda de frio: 6 capitais devem ter recorde de temperaturas baixas no final de semana

De acordo com as previsões, este início de frio marca uma quebra após dias de condições quentes e consideravelmente secas em grande parte do território brasileiro

28 jun 2024 - 14h45
(atualizado às 15h28)
Compartilhar
Exibir comentários

O Brasil está prestes a enfrentar um período de frio intenso no fim de semana, uma mudança drástica após uma sequência de calor que permaneceu consistente desde o início de maio. Fábio Luengo, especialista da Climatempo, indica que a onda de frio afetará consideravelmente os estados do Sul, além de São Paulo, Rio de Janeiro e Mato Grosso do Sul. Este frio, que começará a fazer sentir sua influência mais acusada a partir da próxima terça-feira, traz consigo promessas de recordes de baixas temperaturas.

O início de frio no fim de semana marca uma quebra após dias de condições quentes e secas em grande parte do território brasileiro
O início de frio no fim de semana marca uma quebra após dias de condições quentes e secas em grande parte do território brasileiro
Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo / Perfil Brasil

De acordo com as previsões, este início de frio no fim de semana marca uma quebra após dias de condições quentes e consideravelmente secas em grande parte do território brasileiro. A umidade do ar manteve-se em declínio, com algumas áreas assinalando índices abaixo de 20%, um cenário que encerra com a chegada de temperaturas mais baixas principalmente a partir deste domingo.

O que esperar da onda de frio neste fim de semana?

A frente fria que avança atualmente sobre os estados sulistas do Brasil começará a influenciar as temperaturas já nesta sexta-feira, promovendo uma drástica redução térmica. Segundo Fábio Luengo, espera-se que as temperaturas no fim de semana possam ficar até 5 graus abaixo da média para esta época do ano, com ocorrência de geadas significativas e até temperaturas negativas em áreas mais elevadas.

Não apenas os estados do Sul sentirão o impacto maior. Áreas centrais do país como o sul de Mato Grosso do Sul e parte do leste do estado de São Paulo também experimentarão quedas temperamentais. Mais ainda, há a expectativa de que pelo menos seis capitais registrem suas temperaturas mínimas e máximas mais baixas do ano até o momento, evidenciando o alcance expansivo desta onda de frio.

  • Porto Alegre e Curitiba podem ver as temperaturas atingirem marcas tão baixas quanto 2°C e 3°C, respectivamente.
  • Em São Paulo, a mínima esperada para segunda-feira é de cerca de 10°C.
  • Cuiabá, embora menos impactada, verá uma mínima de 16°C.

Essas previsões sugerem um ajuste nas atividades diárias e uma preparação para condições mais frias, especialmente nas regiões impactadas mais diretamente pela frente fria.

Impactos e perspectivas para o resto do inverno

Embora estejamos observando um pico significativo de frio, a previsão para o restante do inverno continua a apontar para um padrão de temperaturas elevadas. Especialistas sugerem que fenômenos como bloqueios atmosféricos e águas mais aquecidas no Atlântico podem mitigar a frequência e intensidade das massas de ar frio. Dessa forma, esse fator pode acabar favorecendo um inverno atípico com períodos de calor consideráveis.

Para os interessados no impacto mais amplo das variações climáticas globais, essas condições são um lembrete de como fenômenos como La Niña. Este e outros podem alterar as previsões meteorológicas, trazendo consigo desafios e necessidades de adaptação em diversas esferas da sociedade. Portanto, permanecer informado sobre as atualizações meteorológicas é essencial para todos.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade