ONG faz desfile em lixão de roupas que pode ser visto do espaço
Todas as roupas utilizadas pelos modelos no Atacama Fashion Week eram críticas à indústria da moda
A Organização Não-Governamental (ONG) chilena Desierto Vestido realizou um desfile de moda no lixão ilegal do deserto do Atacama, no Chile. O local é utilizado como ambiente de despejo de roupas pela indústria da moda, chegando a acumular 39 mil toneladas de vestimentas por ano.
O evento foi organizado como forma de conscientização e denúncia, e a ONG dedicada à reciclagem de têxteis fez as roupas acumuladas de passarela. O lixo do local, atualmente, já pode ser visto do espaço sideral. Veja momento do evento:
Ver essa foto no Instagram
O desfile da Desierto Vestido
O desfile foi chamado de Atacama Fashion Week, em tom irônico, e todas as peças utilizadas pelos modelos eram críticas. Os tons terrosos remetiam à poluição do solo, as roupas em camadas descontruídas representavam a estratificação da atmosfera. Além disso, houve representações de geleiras em derretimento, incêndios nas florestas e outras questões de mudanças climáticas.
"Tons terrosos representam a poluição de nosso solo. Os nós nas pernas evocam raízes, enquanto os do topo simbolizam o sufocante impacto dos poluentes industriais", explicou a Desierto Vestido no site do evento.
Ainda, a ONG destacou o impacto que as roupas tem no meio ambiente. "O verdadeiro custo de uma roupa vai muito além do preço. A maior parte das roupas descartadas no Deserto do Atacama é feita de poliéster, um tecido à base de plástico que leva até 200 anos para se decompor", escreveu.
Lixão no deserto do Atacama pode ser visto do espaço
Em 2023, o deserto do Atacama foi visto do espaço como um lixão de roupas. A empresa SkyFi, especializada em satélites, utilizou um de seus equipamentos para observar o local e concluiu que o acúmulo de roupas é tão extenso quanto a cidade ao lado, ambos visíveis de fora da atmosfera.
"O tamanho da pilha e a poluição que ela está causando ao meio ambiente já são visíveis do espaço, deixando claro que há uma necessidade de mudança na indústria da moda", afirmou a companhia em comunicado.
*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini