Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

OpenAI anuncia nova versão de Chat GPT

Tecnologia será capaz de detectar emoções dos usuários, interagir com textos, voz e documentos

14 mai 2024 - 18h39
Compartilhar
Exibir comentários

A OpenAI revelou na última segunda-feira (13) seu novo modelo de linguagem artificial de grande escala, chamado GPT-4o, uma evolução do GPT-4, lançado há pouco mais de um ano. Este modelo estará acessível até para clientes não pagantes, permitindo que todos usem a tecnologia mais avançada da OpenAI através do ChatGPT.

Empresa promete ferramenta com maior usabilidade
Empresa promete ferramenta com maior usabilidade
Foto: OpenAI/Reprodução / Perfil Brasil

O GPT-4o possibilitará interações por texto, voz e "visão", podendo analisar screenshots, fotos, documentos ou gráficos enviados pelos usuários e discuti-los. Mira Murati, Diretora de Tecnologia da OpenAI, destacou à CNN que o ChatGPT agora inclui capacidades de memória, o que lhe permite aprender com conversas anteriores e realizar traduções em tempo real.

"Esta é a primeira vez que realmente estamos dando um grande passo adiante se tratando de facilidade de uso", disse Murati durante uma demonstração ao vivo na sede da empresa em São Francisco. "Esta interação se torna muito mais natural e muito, muito mais fácil."

Este lançamento ocorre no momento em que a OpenAI busca manter sua liderança diante da crescente concorrência no setor de IA. Gigantes como Google e Meta têm desenvolvido modelos de linguagem cada vez mais robustos para integrar ferramentas de IA em seus produtos.

O lançamento também pode beneficiar a Microsoft, investidora bilionária na OpenAI, que planeja integrar esta tecnologia aos seus produtos.

Novas utilidades da OpenAI

Durante a apresentação, executivos da OpenAI usaram o ChatGPT para obter instruções de matemática em tempo real, contar histórias para dormir e oferecer dicas de programação, utilizando uma voz natural ou robótica, e até cantando em certas respostas. O chatbot demonstrou sua capacidade de analisar imagens de gráficos e discuti-las.

Além disso, o modelo provou ser capaz de detectar emoções dos usuários, como mostrado em um teste em que reconheceu a respiração de um executivo e o aconselhou a se acalmar, além de conversar em vários idiomas, traduzindo e respondendo automaticamente.

Murati anunciou que a OpenAI lançará um aplicativo desktop do ChatGPT com as funcionalidades do GPT-4o, oferecendo uma nova plataforma para os usuários interagirem com a tecnologia. Os novos recursos e tecnologias serão implementados no ChatGPT nos próximos meses.

*texto sob supervisão de Tomaz Belluomini

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade