Oposição protocola pedido de impeachment de Barroso
O pedido ocorre após uma frase que se destacou durante o discurso do ministro do STF aos estudantes reunidos no encontro da UNE
Senadores e deputados da oposição protocolaram, nesta quarta-feira (19), um pedido de impeachment do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso. O pedido aconteceu após Barroso ter dito, em discurso, "Nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas".
Segundo os senadores, o requerimento foi protocolado na Secretaria-Geral da Mesa do Senado Federal. O documento foi assinado por 14 senadores e 63 deputados federais. Entre eles, por exemplo, os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Damares Alves (Republicanos-DF) e Hamilton Mourão (Republicanos-RS). Os parlamentares fizeram posts nas redes comentando o pedido de impeachment de Barroso:
Subscrevi pedido de impedimento do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, em conjunto com outros 76 parlamentares do Congresso Nacional.
Não é JUSTIFICÁVEL e, muito menos, ACEITÁVEL a fala de um magistrado que se mostra parcial e politicamente alinhado.
— General Hamilton Mourão (@GeneralMourao) July 19, 2023
"Não é com alegria que estamos protocolando esse pedido de impeachment do ministro Barroso, mas não dá mais. É preciso traçar uma linha do que é republicano, do que é democrático, do que é correto. Todos entenderão, até o ministro Barroso, o que é nosso pedido aqui hoje. O que ele fez foi verbalizar aquilo que milhões de brasileiros observaram durante o processo eleitoral e após o processo eleitoral, com essa covardia ilegal e arbitrária que foi feita com Bolsonaro de deixá-lo inelegível sem nenhum fundamento", disse o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).
Democracia pressupõe uma Justiça sem prediletos, uma Justiça objetiva e equilibrada, que não se deixe contaminar por ideologias.
Não é o que temos visto no Brasil e, infelizmente, isso exige medidas duras, que não trazem qualquer satisfação, mas que se fazem necessárias. pic.twitter.com/8YDR0mdCfY
— Flavio Bolsonaro (@FlavioBolsonaro) July 19, 2023
C3NSUR4,C4SS4ÇÕES OCORREM NO BRASIL DE HJ,MIN…AMANHÃ +UM IMPEACHMENT P/SUA MILITÂNCIA! Além da aloprada fala do Barroso em evento político da UNE,ele havia dito q "Poder judiciário passou a ser político". Mas ñ é a 1ª vez q ele 4BUS4 da politicagem;pedimos seu impeachment antes… pic.twitter.com/jUEmAViyYO
— Eduardo Girão (@EduGiraoOficial) July 18, 2023