Pacheco confirma que Lula indicará Zanin para STF
Declaração foi dada após presidente tratar do tema em reuniões com o advogado, que deve assumir a vaga deixado por Lewandowski
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), confirmou nesta quinta-feira, 1º, a escolha de Cristiano Zanin, advogado de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), como indicado para a vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).
De acordo com Pacheco, a indicação será enviada ainda nesta quinta-feira à Casa e seguirá para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a realização de sabatina e avaliação do nome.
"Me encontrei ontem com o Cristiano Zanin. Ele será o indicado pelo presidente da República para a vaga de ministro do Supremo Tribunal Federal", afirmou Pacheco, que ainda falou sobre a escolha do nome.
"Avalio positivamente, é alguém que reúne condições para ser ministro", pontuou.
Na noite de quarta-feira, 31, o presidente Lula teve um encontro no Palácio do Planalto com o advogado, comunicando a seus aliados que ele será indicado para a vaga no Supremo.
Zanin assumirá processos de interesse do governo, que abrangem desde modificações na Lei das Estatais até ações contra adversários, incluindo Sergio Moro (União-PR), ex-juiz da Lava Jato.