Pagamento do IPVA 2024 inicia no Rio Grande do Sul: Veja calendário e descontos
Oportunidades de economia para motoristas gaúchos com descontos por bom comportamento
Rio Grande do Sul - O período para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2024 para veículos emplacados no Rio Grande do Sul começou nesta quarta-feira. O subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves Pereira, anunciou a expectativa de arrecadar cerca de R$ 1,75 bilhão até 28 de dezembro. Os contribuintes podem optar pelo pagamento integral antecipado ou parcelamento em até seis vezes.
Motoristas que efetuarem o pagamento até 28 de dezembro podem beneficiar-se de descontos de até 28%. Este abatimento considera 15% do programa Bom Motorista e 5% do Bom Cidadão, sem a incidência de variações da Unidade Padrão Fiscal (UPF).
Pagamento Único Para quem optar pelo pagamento em cota única, existem descontos escalonados nos três primeiros meses de 2024. O abatimento pode ser de 24,8% até 31 de janeiro, 22,4% até 29 de fevereiro e 20,8% até 28 de março.
Parcelamento Os interessados em parcelar devem realizar o primeiro pagamento até 31 de janeiro. As parcelas dos três primeiros meses terão descontos de até 24,8%, 22% e 20,8%, respectivamente. Para parcelas entre abril e junho, o desconto máximo será de 20%.
Quem não optar pela antecipação ou parcelamento deve quitar o IPVA até abril, seguindo um calendário baseado no final da placa do veículo.
Descontos O desconto do Bom Cidadão depende da quantidade de notas fiscais em nome do proprietário do veículo, registradas no programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG) até 31 de outubro de 2023. Já o desconto de Bom Motorista varia conforme o histórico de infrações de trânsito.
Quem não antecipar ou parcelar, deve quitar o IPVA até abril, conforme o final da placa.
- Final 1 ou 2 - 24 de abril 2024
- Final 3 ou 4 - 25 abril 2024
- Final 5 ou 6 - 26 abril 2024
- Final 7 ou 8 - 27 abril 2024
- Final 9 ou 0 - 28 abril 2024
Modos de Pagamento O IPVA pode ser pago via Pix, gerando um QR Code pelo site da Receita Estadual, Detran ou aplicativo IPVA. Também é possível realizar o pagamento diretamente em agências bancárias, informando a placa e Renavam do veículo. Os bancos autorizados incluem Banrisul, Sicredi, Sicoob, lotéricas da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e Bradesco (apenas para correntistas).
Alerta É importante estar atento para evitar golpes. Os pagamentos devem ser realizados somente pelos canais oficiais do governo do Estado, identificados pelo domínio rs.gov.br.