Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Papa Francisco está internado com infecção respiratória e febre leve, informa Vaticano

14 fev 2025 - 16h19
Compartilhar
Exibir comentários

Internado para tratar uma bronquite, Papa Francisco foi diagnosticado com uma infecção respiratória, mas seu estado de saúde é considerado estável. A informação foi confirmada pelo Vaticano nesta sexta-feira (14).

Papa Francisco cumprimenta fiéis após missa de Páscoa
Papa Francisco cumprimenta fiéis após missa de Páscoa
Foto: Reprodução/Vatican News / Perfil Brasil

"O Santo Padre… passou por exames especializados e iniciou terapia medicamentosa hospitalar", informou um comunicado oficial. A nota também acrescenta que "os testes iniciais mostraram uma infecção do trato respiratório. Sua condição clínica é regular; ele tem uma leve febre".

O porta-voz do Vaticano, Matteo Bruni, afirmou que o pontífice está "sereno", de bom humor e acompanhando jornais durante a internação.

Como a infecção afetou a rotina do Papa?

O líder da Igreja Católica foi hospitalizado no Policlínico Agostino Gemelli, em Roma, para continuar o tratamento contra a bronquite e realizar exames complementares. A internação levou ao cancelamento de todos os compromissos dos próximos três dias.

Francisco participaria de uma audiência no sábado (15) e de uma missa no domingo (16). Além disso, estava prevista uma visita aos estúdios de cinema Cinecittà, na segunda-feira (17), que também foi suspensa.

Na quarta-feira (12), o papa demonstrou dificuldades para respirar e precisou de ajuda de um assessor para fazer a leitura de um documento durante uma audiência, algo que já havia ocorrido na semana anterior.

Apesar da internação, a expectativa é que o Papa Francisco tenha uma recuperação rápida, seguindo as recomendações médicas.

Histórico de saúde e desafios

Com 88 anos, Papa lidera a Igreja Católica desde 2013 e tem enfrentado problemas recorrentes de saúde. Nos últimos dois anos, passou por episódios de gripe e teve mobilidade reduzida.

Recentemente, o pontífice sofreu duas quedas em sua residência no Vaticano, machucando o queixo em dezembro e o braço em janeiro. Apesar disso, manteve uma agenda intensa, incluindo viagens internacionais.

Em setembro do ano passado, concluiu uma visita de 12 dias pelo Sudeste Asiático e Oceania, a mais longa de seu pontificado. Mesmo com limitações físicas, Francisco tem insistido em manter sua rotina ativa, participando de eventos religiosos e compromissos institucionais.

Perfil Brasil
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade