Papel fotográfico: qual escolher? Saiba as características certas para cada necessidade
Algumas dicas simples podem ajudar a obter melhores resultados na impressão e também economia
Imprimir as fotos do seu casamento? Ou a do aniversário de 15 anos da sua filha? Escolher o papel certo é importante, pois ele terá influência direta na qualidade da imagem - seja se tratando da intensidade das cores ou nitidez, por exemplo. Outra questão é o preço. Muitas vezes, comprar um papel caro pode não compensar, já que ele não é recomendado para o tipo de impressão que deseja fazer.
Apesar de novos formatos de mídia permitirem a criação de álbuns online, por exemplo, a experiência de ter fotografias em porta-retratos e álbuns físicos ainda é única. "Quando você mostra o álbum de fotos da sua viagem, por exemplo, você pode contar suas experiências para quem tiver vendo as fotos e é por isso que o papel impresso ainda se torna relevante", afirma Monique F. Bueno, diretora da Print Loja, empresa especializada em cartuchos de tinta e papéis para impressão.
E como escolher um papel fotográfico apropriado para os diferentes tipos de impressão? Como garantir que a imagem sairá fiel ao que foi captado pela câmera? Há dicas básicas - e essenciais - que podem salvar a "vida" de um álbum inteiro. Monique compartilha algumas logo abaixo:
1 - Papel brilhante: é o tipo de papel para quem deseja fotos com cores fortes e vivas. O brilhante dá destaque para detalhes da imagem e faz você reviver o momento em questão. Porém, tome cuidado na hora da impressão, não segure a foto logo que ela foi impressa, a digital pode danificar as fotos. O ideal é deixar ela secar antes de levar ao álbum ou porta-retratos.
2 - Papel Fosco: é ideal para fotografias em preto e branco, garantindo um efeito "retrô" a imagem. Pode-se imprimir colorido, porém, o resultado é inferior ao papel brilhante. O papel atinge um bom resultado para fotógrafos profissionais, onde consegue-se apresentar um acabamento ótimo.
3 - Papel Semibrilhante: está entre o brilhante e o fosco. Possui diversos padrões de qualidade que podem ser lustrosas ou acetinadas.
4 - Papel Diferenciado: é o escolhido para quem quer imprimir imagens no formato foto tela. Possui uma gramatura maior, e é ideal para exposições.
5 - Papel Fibra: a foto impressa neste tipo de papel possui uma vida útil mais longa, porém o tempo que leva para secar pode demorar.
6 - Papel Pérola: imagens brilhantes com textura superior, com o diferencial de não refletir tanto a luz no brilho.
7 - Papel Resinado: por possuir uma camada plástica sobre o papel, apresenta diversas vantagens como a impermeabilidade.
"Para se ter uma boa qualidade, o importante também é ver a quantidade de pixels em sua câmera ou smartphone. O número de pixels pode fazer uma grande diferença na imagem assim como a qualidade da foto", completa Monique.
Dicas dadas, agora é a hora de escolher o melhor papel para impressão. A Print Loja possui diversos tipos que podem ser conhecidos acessando o site oficial (www.printloja.com.br)