Partido Republicano oficializa Trump como candidato à presidência dos EUA
Confirmação ocorreu nesta segunda-feira, 15; no mesmo dia, Trump anunciou o senador J.D. Vance como seu vice
O Partido Republicano oficializou nesta segunda-feira, 15, o ex-presidente Donald Trump, de 78 anos, como seu candidato às eleições presidenciais dos Estados Unidos. A confirmação da disputa ocorreu no início da convenção nacional do partido em Milwaukee, Wisconsin.
Trump deve aceitar formalmente a nomeação do partido em um discurso na quinta-feira, 18, segundo informações da Reuters. Ele deve disputar preferência da população americana com o atual o presidente dos EUA, o democrata Joe Biden. A votação será em 5 de novembro.
Também nesta segunda, Trump anunciou o senador republicano J.D. Vance, de 39 anos, como seu vice-presidente. Eleito por Ohio, Vance não foi um dos primeiros apoiadores de Trump. No entanto, sua habilidade em arrecadar fundos, de acordo com o jornal O Globo, foi um fator crucial em um país onde as vitórias políticas podem custar bilhões de dólares.
"Após longa deliberação e reflexão, e considerando os enormes talentos de muitas outras pessoas, decidi que a pessoa mais adequada para assumir o cargo de vice-presidente dos Estados Unidos é o senador J.D. Vance, do grande Estado de Ohio", escreveu Trump em suas redes sociais.
Atentado a Trump
A oficialização da candidatura de Donald Trump ocorre dias após ele ser alvo de um atentado durante comício na Pensilvânia. O ex-presidente foi atingido com um tiro na orelha. Duas pessoas morreram no episódio -- o atirador e um apoiador do republicano.
Depois de ser retirado às pressas do palco, Trump se manifestou nas redes sociais sobre o ocorrido.
"Fui atingido por uma bala que perfurou a parte superior da minha orelha direita. Eu soube imediatamente que algo estava errado pois ouvi um som de zumbido, tiros, e imediatamente senti a bala rasgando a pele. Houve muito sangramento, então percebi o que estava acontecendo", escreveu.