Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Pastor diz que autismo é "visita do diabo no ventre" e causa revolta; Veja vídeo

A fala foi proferida por Wallace Almeida durante um culto de celebração da Assembleia de Deus, na cidade de Tucuruí, no Pará

17 jul 2024 - 18h04
Compartilhar
Exibir comentários

Recentemente, um vídeo que exibe um pastor fazendo afirmações negativas sobre o autismo durante um culto em uma igreja evangélica tornou-se viral, provocando uma onda de indignação nas redes sociais. Durante a pregação, realizada na cidade de Tucuruí, no Pará, o líder religioso Wallace Almeida fez declarações que associavam o nascimento de crianças autistas a forças demoníacas.

O Pastor pediu desculpas pela fala após revolta nas redes sociais
O Pastor pediu desculpas pela fala após revolta nas redes sociais
Foto: Reprodução/ Instagram / Perfil Brasil

O evento era para comemorar os 90 anos da Assembleia de Deus e atraiu a atenção de diversos internautas, incluindo pais de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). As palavras do pastor foram percebidas como não apenas ofensivas, mas também como um grave desrespeito às pessoas com TEA e suas famílias.

Durante o culto, o pastor afirmou categoricamente que "o diabo está visitando o ventre das desprotegidas". Segundo ele, quase 30% das crianças nascidas são autistas devido a ações demoníacas.

Reação nas redes sociais e pedido de desculpas

Ivan Baron, influenciador defensor dos direitos das pessoas com deficiência, utilizou sua plataforma no X para criticar veementemente as declarações do pastor. Baron destacou que independente da crença religiosa, tais afirmações são criminosas e promovem desinformação. "Você tem noção da gravidade desse discurso? Independente da sua religião, isso aqui é CRIMINOSO e gera uma gastura imensa só de ouvir", escreveu.

A resposta culminou em um grande debate sobre a necessidade de se abordar com respeito e embasamento científico as questões relacionadas ao autismo.

Diante da repercussão negativa e da pressão dos internautas, o Pastor Washington Almeida sentiu-se compelido a gravar um vídeo de retratação. Nele, pediu desculpas pelas suas palavras, alegando que aquelas declarações não refletiam seu caráter ou suas verdadeiras intenções. Sua mensagem foi de pedido de perdão à comunidade autista e seus familiares."Fui muito infeliz quando fiz uma colocação. E esse não é o meu caráter, não é o meu perfil. Jamais, jamais, no meu coração, passa coisa dessa natureza", disse.

O que realmente é o autismo?

O autismo, ou transtorno do espectro autista é um transtorno de desenvolvimento que aparece nos primeiros anos de vida e persiste durante a adolescência e a vida adulta. Ele é caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades.

O autismo é causado por uma combinação de fatores genéticos e ambientais, não tendo nenhuma relação com influências sobrenaturais.

Perfil Brasil
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade